Maués, Marton Sérgio Moreira; Melo, Priscila Romana Moraes de – “Vingança de Ringo: o circo-teatro revisitado pelos palhaços trovadores de Belém do Pará”. IN: O Circo: Ontem e hoje. Cadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 41-54. (Também disponível, em pdf neste site, no link: Livraria)
RESUMO: Este artigo discorre sobre o processo da montagem mais recente do grupo de teatro Palhaços Trovadores de Belém do Pará, o espetáculo A Vingança de Ringo, perpassando pelos seus 21 anos de trajetória. Em livre adaptação, a escolha do texto partiu de uma pesquisa do grupo através de leituras de um conjunto de peças do circo-teatro brasileiro, organizado pela pesquisadora Sula Mavrudis. Os palhaços aqui são os intérpretes, dando suas características às personagens, imprimindo assim, suas essências cômicas, no jogo que estabelece entre eles e o público. O espetáculo mostra-se como um diferencial no trabalho dos Palhaços Trovadores: a dramaturgia fez com que o grupo optasse por fazer novas experiências, utilizando cenário, entradas e saídas das personagens, divisão do espetáculo em atos e cores em tons terrosos e sépia. O trabalho também trouxe reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, utilizando como recurso cênico o travestimento. É em um bar de beira de estrada que vamos nos deparar com uma figura feminina que se traveste de homem para garantir a sobrevivência da sua família.
PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia do circo-teatro. Palhaços Trovadores. Processo de montagem. Atuação dos palhaços. Travestimento.
ABSTRACT: This article discuss the most recent montage process of the theater group Palhaços Trovadores from Belém of Pará, the spectacle The Revenge of Ringo, passing trought your 21 years of career. In a free adaptation, the text´s choice started from a research of the group between lectures of a set of brazilian circus-theater texts, organized by Sula Mavrudis researcher. Who play the characters here are the clowns, giving to these their features and putting their comic essence in the game that happens between them and the public. The spectacle appears as a diferential work of Palhaços Trovadores: the dramaturgy did the group search for new experiences, using scenario, character inputs and outputs, division of spectacle in acts and colors in earthy and sepie tone. The work also brought reflections about the role of woman in society using as cenical resource the travestying. It´s in a roadside bar where we gone find a female figure who travest herself of man to ensure the survival of her family.
KEYWORDS: Circus-theater dramaturgy. Palhaços Trovadores. Montage process. Clown acting. Travestying