Artigos

Uma possível autoversão da malcriação artística do grupo Rosa dos Ventos (pdf)

Circo Teatro Rosa dos Ventos – “Uma possível autoversão da malcriação artística do grupo Rosa dos Ventos”. IN: Revista REGO DO GORILA todo mundo quer ver – Grupo Rosa dos Ventos, Presidente Prudente, 2016.

O Rosa dos Ventos é um grupo de circo e teatro que escolheu as ruas, praças e outros espaços alternativos para atuar. Nosso processo artístico de pesquisa e criação acontece concomitante ao trabalho administrativo, produção e circulação dos nossos espetáculos e está baseado em nossas experiências individuais e coletiva como grupo em 15 anos de existência. Definimos nosso trabalho artístico como popular. Se a definição desse termo não é única é por isso ainda mais adequada para definir o que fazemos. Levamos uma linguagem que transita no humor rasgado com improviso livre de artistas cômicos que encenam tratando diretamente com o público na rua. A linguagem é identificada como própria, mas não pode ainda ser definida e sim listada com características autênticas que marcam nossos trabalhos. O grupo não desenvolveu um modelo para a criação artística e nem se baseia em referências clássicas.
Cada criação de espetáculo é vivida de acordo com as expectativas, pesquisas e influência das experiências de cada momento, presentes em cada integrante. Buscamos representatividades individuais num processo que acontece polifônico. Reconhecemos alguns avanços técnico-artísticos em nossos espetáculos e pensar em uma nova criação coloca a necessidade de tempo para aprendizagem no processo de ensaio, que por isso é lento, podendo variar de dois a cinco anos para a experimentação sair da sala de ensaio e ser apresentado para o público. Nossos espetáculos, após estreia, seguem sempre em transformação constante. A rua, o público, os amigos são referências fundamentais nesse processo, quando a criação é avaliada e os acertos mantidos, algumas coisas retiradas e outras experimentadas em outros contextos e tempo de cena.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Pedagogia palhacesca: a escola do só eu no ensino regular (pdf)

circon

Lesiones toracolumbares en la práctica de acrobacia en tela. Reporte de casos (pdf)

Silva

Una experiencia de dramaturgia en el circo contemporáneo: Proceso de Creación de Tránsito, un Experimento de Video-Circo (pdf)

Silva

Leave a Comment