Não há apenas um único tipo arquitetônico que deu origem ao que se chama de circo. É preciso entender que as múltiplas origens circenses veios de todos os lugares de exibições. O que ser afirmar é que o circo não nasceu na lona, ou sob o toldo. As companhias de acrobatas, funâmbulos, dançarinos, atores, bonequeiros, engolidores de fogo, prestidigitadores, músicos, acrobatas, cômicos em geral, entre muitos outros, multiplicavam-se e se apresentavam nas ruas, praças, campos de feiras periódicas, teatros fechados de diversos tipos: italianos, elisabetanos, arenas; anfiteatros, hipódromos, barracas de madeiras ou tendas, pequenos palcos teatrais. Quer dizer, em todos os espaços possíveis que todo artista pudesse se exibir.
Nessa seqüência dos antecedentes arquitetônicos, iremos apresentar apenas alguns dos muitos lugares em que os artistas do período se apresentaram, mas, principalmente, que construíram. No final da década de 1700, os grupos originados da fusão das múltiplas expressões artísticas da época com as exibições equestres, há muito tempo, já ocupavam as distintas construções arquitetônicas de espaços utilizados tanto pela corte, quanto por uma variedade grande de grupos de artistas. Alguns espaços arquitetônicos ocupados por esses grupos, tiveram origem desde do tempo da ocupação do Império Romano.