Aniceto, Flavio – Palhaços: poética e política nas ruas – direito à cultura e à cidade. Paquetá: Ed. Poetas de Paquetá, 3ª edição, 2014.
Flavio Aniceto: flavio.aniceto.produtor.cultural@gmail.com
Sinopse: Este livro é uma versão da dissertação de mestrado do autor em Bens Culturais, apresentada ao Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas/RJ – CPDOC-FGV, que teve como orientador o Profº Dr. Fernando Guilherme Tenório, EBAPE-FGV.
O autor analisa as ações culturais realizadas por palhaços nas ruas do município do Rio de Janeiro, atualmente vinculadas ao conceito de Arte Pública, no contexto posterior a promulgação em junho de 2012 da Lei municipal do Artista de Rua, que garante o uso livre do espaço urbano para as apresentações artísticas destes grupos e artistas e reconhece oficialmente estas manifestações.
A pesquisa buscou refletir sobre as possíveis contradições entre a mediação cultural que o autor acredita ser inerente aos artistas de rua e a institucionalização decorrente desta lei. O estudo da mediação visa ainda pensar em outras formas de participação social no planejamento das políticas culturais. O autor discute ainda as relações entre estes artistas e outros conceitos como Cidadania Cultural, Autonomia e Gestão Social.
Para ele o “O palhaço surge nas ruas, vai para o circo e outros espaços, mas volta para a rua, pois ali ele está perto do homem comum, via de regra, um perdedor como ele também o é”.
Sobre o autor: Flavio Aniceto, 40 anos, brasileiro, carioca, é animador cultural com mais de 20 anos de atuação nas áreas públicas e na sociedade civil. Formado em Produção Cultural, Licenciatura em Artes e Ciências Sociais, todos pela Universidade Candido Mendes – UCAM é Mestre em Bens Culturais pelo CPDOC/FGV.
Palhaços: poética e política nas ruas da cidade. Direito à cultura e à cidade.
Rio de Janeiro, Ed. Poetas de Paquetá, 2014. 128p. Pedidos diretamente com o autor em: flavio.aniceto.produtor.cultural@gmail.com