CASTRO, Lili – Palhaços : multiplicidade, performance e hibridismo. Rio de Janeiro : Mórula, 2019.
Sinopse:
A obra apresenta um ampla discussão sobre o tema, examinando o palhaço como uma manifestação performática que esteve presente em diferentes épocas e civilizações. O primeiro capítulo, intitulado A multiplicidade do palhaço, expõe um mapeamento dos principais tipos de palhaços existentes ao redor do mundo, delineando as características e a história de cada um deles. Através de uma ampla tipologia são apresentados, além dos tradicionais circenses, palhaços de brincadeiras populares, palhaços sagrados e palhaços de atuam em serviços humanitários.
O segundo capítulo é Mestres, histórias e performances contemporâneas, onde são analisadas as performances de grandes palhaços da atualidade. São eles: Lily Curcio/Jasmim; Fernando Cavarozzi/Chacovachi; Sebastião de Lima/Martelo, José Justino da Silva/Velho Dengoso; Álvaro Marinho/Alegria; Karla Concá/Indiana e Teófanes da Silveira/Biribinha.
O livro já está disponível em várias livrarias pelo Brasil e também pode ser adquirido pelo site: https://morula.com.br/produto/palhacos/
Trecho do livro:
A performance do palhaço é pautada pelo híbrido, pelo múltiplo, pelo migratório. Sua figura ocupa espaços intersticiais e miscigenados, entre a arte e o ritual, entre o circo e o teatro, entre o lúdico e o grotesco, no meio das ruas, das feiras, da música e das danças. Temos palhaços sagrados e profanos, palhaços de picadeiro e de rua, palhaços mímicos e excêntricos musicais. Vários são os dispositivos e modos de atuação adotados por esses inúmeros cômicos artísticos, sociais ou cerimoniais. O campo é extenso e está sempre prenhe de novas e fragmentadas possibilidades.
Trecho do prefácio de Zeca Ligiéro:
Sabemos que um único livro não vai mudar o rumo da história, mas este aqui pode nos ajudar a ampliar a nossa visão ao compreender melhor sobre o “corpo mutante”, a figura multidimensional do palhaço, revelada de forma inteira, fruto de uma pesquisa intensa sobre a sua arte poderosa e ainda tão pouco compreendida pelos que não lhe dão a devida importância. Senhoras e senhores, tenham a bondade de ocupar seus lugares, com vocês o fabuloso livro “Palhaços: multiplicidade, performance e hibridismo” de Lili Castro. Podem começar a folhear e bom espetáculo!
Breve currículo:
Lili Castro é palhaça, atriz, pesquisadora e escritora. Mestra em Artes Cênicas pela UNIRIO, Especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Mineira radicada no Rio de Janeiro, dedica-se às artes desde 1997.
Contatos:
Lili Castro abreucastro@hotmail.com (21) 98541-9082