Manual e Guia do Palhaço de Rua

Payaso Chacovachi – Cavarozzi, Fernando Chacovachi – Manual e Guia do Palhaço de Rua. Buenos Aires (AR) – Editora: Colectivo Contramar, 2019.

Sinopse:

Arte callejero : A partir del trabajo del Manual y Guía del Payaso Callejero, en parcería con el Payaso Chacovachi, Colectivo Contratar se abrió al territorio del arte callejero, esa zona donde confluyen la indeterminación y la espontaneidad de las prácticas de la calle con la estética que crea y recrea nuestros modos de habitarla. Entrando desde el circo, vamos haciendo una experiencia en ese territorio y queremos en este espacio ir volcando algunos relatos y preguntas que se van abriendo allí.

Texto na contracapa traduzido por Jeff Vasques – Todo palhaço ou clown tem que ter sua experiência de rua, meter os pés no barro, estourar a garganta, sentir-se sem nada que te contenha, trocar medo por adrenalina e transformar as risadas em orgulho e moedas. Depois, a rua se transformará em muitos lugares e te permitirá transitar por eles com a segurança de quem dormiu feliz em uma cama de pedras.

Fernando Cavarozzi (1962) começou sua carreira logo após a Guerra das Malvinas, onde foi soldado sem chegar ao combate propriamente, permanecendo nos quartéis até o final do conflito. Formou-se na escola de mímica de Ángel Elizondo e somente em 1985 ele criaria seu nome artístico – Chacovachi. Foi um dos primeiros artistas de rua da Argentina a trabalhar como palhaço em espaços abertos; primeiro no Parque Centenário de Buenos Aires e depois na mítica Praça França da mesma cidade, onde foi o palhaço da praça durante 15 anos. Foi lá que consagrou seu nome como artista de referência nesta arte. Isso graças ao seu imenso talento para a palhaçaria, seu estilo falador, provocador, crítico, incisivo e direto, que busca a reação da platéia através de veladas reflexões humanas e sociais, com um acentuado humor ácido. Seu estilo marcou uma tendência nas sucessivas gerações de palhaços da Argentina. (David Pasabarret)

Related posts

Arte-Educação: História e Práxis Pedagógica

circon

Público e privado: entre aparelhos, rodas e praças. (capítulo livro incluído)

circon

Palco e picadeiro: o Theatro Lyrico

circon