Artigos

Treinamento acrobático circense: o risco e a queda imaginária no empoderamento de artistas da cena (pdf)

Gatti, Daniela; Mendonça, Gabriel Coelho – “Treinamento acrobático circense: o risco e a queda imaginária no empoderamento de artistas da cena”. IN: Campinas (SP): ILINX – Revista do LUME, n. 9, 2016.

Resumo: Virtuose acrobática e risco são dois eixos poéticos que sustentam a linguagem artística circense. Artistas da cena buscam o treinamento acrobático circense visando um corpo virtuoso. No entanto, o risco, presente no cotidiano do treinamento acrobático, parece oferecer ganhos qualitativos para o trabalho do artista da cena. No presente artigo, a partir de relatos do alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP, em diálogo com o filósofo Gaston Bachelard, pretende-se evidenciar como a exposição ao risco acrobático, inerente ao treinamento circense, pode se mostrar enriquecedor para a formação do artista da cena.

 

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

A educação e o circo social

Silva

Invertendo a lógica: crianças ensinando circo para adultos – todos aprendendo (anexo)

Silva

Confluências com o melodrama dos circos-teatro: pantomima, commedia dell’arte e o Boulevard du Crime (pdf)

circon

Leave a Comment