Pesquisadores IN-MUNDO : um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental (pdf)

Gomes, Maria Paula Cerqueira; Merhy, Emerson Elias – Pesquisadores IN-MUNDO : um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental. Porto Alegre (RS): Rede UNIDA, 2014 (Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde.

Apresentação
Olá,
Convidamos você a uma viagem! Uma viagem de descobertas a outras formas de produzir conhecimento onde o mundo e a vida estão em conexão com objeto a ser pesquisado. Os artigos que serão apresentados narram os efeitos da pesquisa intitulada “Acessibilidade na atenção à crise nas redes substitutivas de cuidado em saúde mental no estado do Rio de Janeiro, do edital Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde (PP-SUS) – 2010/FAPERJ.

Nesse livro apresentamos como quatro Redes de Atenção Psicossocial (RAPs), de municípios do Estado do Rio de Janeiro envolvidos nessa pesquisa, sustentam a acessibilidade e a produção do cuidado na atenção à crise em saúde mental. Procuramos aqui ir para além de só entender essa dinâmica do ponto de vista da relação entre demanda e oferta por serviços de saúde, tentando trazer para a cena do objeto de estudo a noção de acesso e barreira no plano do cuidado em si.
Essa pesquisa foi construída do começo ao fim, por meio de uma cooperação de trabalho entre um coletivo
que incluiu: trabalhadores dos Serviços de Saúde Mental dos cinco municípios do estado, a Coordenação de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro, o Laboratório de Estudo, Trabalho e Assistência em Saúde (LETRAS) do IPUB (Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pesquisadores da Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde, da Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRJ.
Os resultados aqui apresentados são frutos do trabalho desse coletivo durante os dois anos de pesquisa. Nesse período foram realizados encontros mensais com o coletivo descrito acima e também produzido uma agenda de trabalho regular nos municípios. A construção metodológica privilegiou o aspecto qualitativo, com destaque para o acompanhamento do usuário guia e como no seu nomadismo vai se abrindo novas redes de cuidado que são construídas e inventadas para fora do próprio sistema de saúde e, às vezes, para vencer as barreiras produzidas no próprio sistema de saúde. Os resultados apontaram para múltiplas histórias constituídas na rede e a Universidade, na aproximação dos laços entre gestão, produção do cuidado, política e formação. No Edital de 2010 um dos Eixos propostos foi o de acessibilidade e barreira na rede CAPS, para o qual a presente pesquisa foi selecionada.

CLIQUE PARA LER ESTA OBRA NA ÍNTEGRA

Related posts

Sala Preta – Revista PPG das Artes Cênicas – ECA – USP

circon

A Música Popular no Romance Brasileiro V. 1

circon

Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida (pdf)

Silva