Do picadeiro a escola: as atividades circenses como conteúdo/tema na educação física escolar (pdf)

Santos, Palloma Pereira – DO PICADEIRO A ESCOLA: as atividades circenses como conteúdo/tema na educação física escolar. Belo Horizonte (MG): Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Educação Física, 2019.

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal discutir e problematizar as possibilidades de inserção das atividades circenses como conteúdo nas aulas de Educação Física. Diante disso, analisamos alguns autores que dialogam com esse ideal. Além disso, por meio de um questionário, analisamos informações de 24 professores e professoras atuantes na Rede Municipal de Contagem, que compartilharam relatos de experiência e dados sobre seus processos de formações e pratica pedagógica. Concluímos que as atividades circenses estão sendo trabalhadas na educação física escolar. Contudo, existem alguns desafios que antecedem essa prática e interferem na elaboração e desenvolvimento de atividades nas aulas de educação física, como por exemplo: quase ausência do tema circo na formação inicial de professores e professoras de educação física; pouca aproximação e afinidade de docentes com o tema; escassez de materialidade de suporte ao professor e professora tanto física quanto acadêmica.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Circo. Atividades Circenses.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Olha a palhaça no meio da praça: Lily Curcio, Lilian Moraes, questões de gênero, comicidade e muito mais! (pdf)

circon

O Circo Social no Enfrentamento da Violência: o trabalho social da Escola de Circo Dom Fernando na Região Leste de Goiânia 2018/2020 (pdf)

Daniel Lopes

“Vamos brincar de circo?” As brincadeiras das crianças da Escola “Brincando de Circo” e do Reality Circus (pdf)

circon