Martins, Elizabeth Barbosa – Memórias reinventadas. Uma reflexão acerca da riqueza das diferenças, ludicidade, criação e resistência. Rio de Janeiro: Faculdade Angel Vianna – Licenciatura Plena em Dança – Monografia de conclusão de curso de graduação, 2008.
Resumo: O presente estudo investiga o processo de criação num grupo que surgiu em 1986 e que teve durante os seus 22 anos inúmeros componentes de diferentes regiões do Brasil e do mundo, de formações profissionais diversas: da dança, do teatro (de rua), das artes visuais e do circo. A reunião da individualidade dos integrantes e a capacidade de acolher essas diferenças formaram um coletivo vivo, potente, criativo com linguagem e identidade própria.
Muitas de suas criações tiveram origens em jogos, situações do cotidiano, sonhos e brincadeiras. A maior parte de sua expressão cênica se constitui de imagens em movimento. Questiona a possibilidade de resistir mantendo a singularidade do grupo num sistema de controle que tende a massificar e formatar esvaziando a potência da riqueza das diferenças.
Palavras chaves: 1. Riqueza das diferenças 2. Ludicidade e criação 3. Resistência