Braccialli, Felipe – Luz-personagem: O jogo de manipulação da iluminação cênica em cenas cômicas. Uberlância (MG): Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem como ponto central da discussão a relação existente entre a atuação e a iluminação cênica, direcionada para cenas em que, a partir da troca entre ator e profissionais da iluminação, é possível desenvolver situações cômicas. A particularidade dessas cenas é o envolvimento da iluminação como recurso de presentificação de um personagem na cena, possibilitada pelo jogo criado com o ator. A fim de desenvolver essa discussão, o autor divide o texto em três capítulos, sendo o primeiro um memorial sobre seu percurso artístico e seus processos criativos, possibilitando ao leitor se situar nos caminhos tomados pelo autor para a pesquisa. Em seguida, discute sobre possíveis relações existentes entre atuação e iluminação, apontando situações em que as duas estão diretamente relacionadas. Para finalizar, faz uma análise e comparação de duas cenas cômicas em que o jogo do ator com a iluminação sugere um personagem através da presentificação da iluminação em cena. Leva a discussão para a conclusão, onde propõe o termo Luz-personagem para definir o recurso da iluminação, sugerindo personagens em cena.
Palavras chaves: Artes cênicas, Iluminação de cena, Cômico, Iluminação cênica, Comicidade, Personagem
Abstract: This research has as a central point of discussion the relationship between the action and the stage lighting, directed to scenes in which, from the exchange between actor and professional lighting, you can develop comic situations. The particularity of these scenes is the involvement of lighting as presentification feature a character in the scene, made possible by game created with the actor. In order to develop this discussion, the author divides the text into three chapters, the first being a memorial of his artistic career and his creative processes, enabling the reader to situate the paths taken by the author for the study. Then discusses possible relationship between performance and lighting, pointing situations where the two are directly related. Finally, an analysis and comparison of two comic scenes in which the actor play with the lighting suggests a character through presentification lighting on the scene. Leads the discussion to the conclusion, proposing the term light-character to set the lighting feature, suggesting characters in the scene.
Stage Lighting, Comic, Character