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Gestos circenses: o sistema háptico e as práticas de circo (pdf)

Mamari, Julia Coelho Franca de – “Gestos circenses: o sistema háptico e as práticas de circo “. IN: O Circo: Ontem e hojeCadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 203-218. (Também disponível, em pdf neste site, no link: Livraria).

RESUMO: O presente trabalho propõe um cruzamento entre as abordagens trazidas por Marcelo Muniz em seu artigo Sistema háptico, autorregulação e movimento, e algumas reflexões sobre as relações entre corpo, espaço e objeto, nas práticas e nas gestualidades circenses. Qual a relação entre repetição de um movimento de alto risco de execução e diálogo tônico? Como se manifestam os gestos circenses? Como o circo trabalha o sistema háptico, a orientação espacial, a gravidade e a relação do corpo com a repetição em suas práticas, de treino e de cena? Ainda que as respostas à tais perguntas sejam invariavelmente amplas e subjetivas, considerou-se importante tratar de algumas possíveis análises que partissem de uma perspectiva fenomenológica do movimento. Sobretudo, os estudos do gesto se mostraram de grande serventia para se pensar o treino, a cena e os distintos fazeres do corpo circense, assim como suas constantes adaptações necessárias às suas práticas.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo. Gesto. Espaço. Circo. Objeto

ABSTRACT: This work proposes an intersection between the approaches brought by Marcelo Muniz in his article “Haptic System, Self-Regulation, and Movement”, and some thoughts about the relationship between body, space, and object in the circus’ practices and gestures. What is the relationship between the repetition of a high risk movement and tonic dialogue? How is it that circus’ gestures manifest themselves? How does circus work the haptic system, spatial orientation, gravity and the relation of the body with repetition in its practices, training and performing? Although the answers to such questions may be invariably broad and subjective, it was considered important to address some possible analyses that started from a phenomenological perspective of movement. Above all, gesture studies have shown to be very useful to think about training, performance, and the different forms of making circus, as well as the constant adaptations needed for its practices.

KEYWORDS: Body. Gesture. Space. Circus. Object.

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