Senhoras e senhores, respeitável público: Albano Pereira e seus circos estáveis em Porto Alegre,  1875-1887 (pdf)

Rocho, Lara. Senhoras e senhores, respeitável público: Albano Pereira e seus circos estáveis em Porto Alegre,  1875-1887. Porto Alegre (RS): Dissertação de Mestrado,  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas;  Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

RESUMO: Esta é uma história que teci a partir do estudo da trajetória do artista e empresário circense português Albano Pereira. Num contexto em que o uso de estruturas provisórias ou móveis era corrente entre as companhias circenses, detive-me aos esforços deste empresário no intuito de erigir e manter estruturas de caráter estável em duas cidades da província do Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Rio Grande, entre os anos de 1875 e 1887. A partir da análise dos casos do Circo Universal, do Anfiteatro Albano Pereira, do Teatro de
Variedades e do Polytheama Rio-grandense, através de fontes diversas, tais como atas de câmaras municipais, processos judiciais, jornais e textos de memorialistas, investigo o processo de construção e manutenção de tais estruturas, as relações estabelecidas entre empresário e municipalidades, os termos de cedência de áreas públicas ao uso do circo, o estabelecimento de sociedades particulares, bem como aspectos relativos à produção circense ligada à Albano Pereira. Nesse estudo, formulei a hipótese de que o investimento deste empresário na construção de estruturas estáveis representou não apenas, a criação de espaços adequados e capazes de comportar a realização de espetáculos circenses – sob sua direção ou de companhias convidadas – mas também, a criação de espaços disponíveis à realização de variadas atividades culturais locais. Nesse sentido, os circos estáveis de Albano Pereira representaram significativa contribuição à cultura local, dada a criação de espaços voltados ao lazer e à diversão num contexto caracterizado por sua quase escassez ou precariedade.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Metodologia de ensino da ginastica acrobatica / acrobacia circense em grupo (pdf)

circon

Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990 (pdf)

circon

Ritual, Risco e arte circense: o homem em situações-limite

Silva