Artigos

Pedagogias da voz na arte palhacesca: um estudo sobre a iniciação com oito artistas brasileiros (pdf)

Icle, Gilberto; Lima, Guilherme Bruno de – “Pedagogias da voz na arte palhacesca: um estudo sobre a iniciação com oito artistas brasileiros”. IN: João Pessoa (PB) – Moringa – publicação semestral do Departamento de Artes Cênicas, vinculado ao Centro de Comunicação – Universidade Federal da Paraíba, v. 9, n. 2, 17 dez. 2018.

Resumo: Este trabalho tece alguns apontamentos acerca da vocalidade poética no território da arte do/a palhaço/a. Objetiva-se analisar como a voz poética permeia os processos de iniciação à arte palhacesca com oito artistas brasileiros. Trata-se de uma pesquisa empírica a partir de entrevistas semiestruturadas em diálogo com autores como Paul Zumthor (no tocante à vocalidade), Luís Otávio Burnier e Ana Elvira Wuo (no tocante a arte do/a palhaço/a), dentre outros. Apresenta-se a vocalidade dos palhaços e das palhaças como modos de pensar a voz na sua dimensão poética e na sua potência.

Palavras-chave: Voz; Palhaço; Circo; Teatro.

 

Abstract: This paper draws some key points concerning the poetic vocality within the territory of the clown’s art. It is aimed to analyze how the poetic voice permeates the initiation processes to the clownesque art with eight Brazilian artists. It is an empirical research based on eight semi-structured interviews, in dialogue with authors like Paul Zumthor (concerning vocality), Luís Otávio Burnier and Ana Elvira Wuo (concerning the clown’s art), among others. The vocality of male and female clowns is presented as ways of thinking the voice in its poetic dimension and in its potency.

Keywords: Voice; Clown; Circus; Theater.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Respeitável público, eis o novo Centro de Memória do Circo

circon

Dentro e fora da lona: continuidades e transformações na transmissão de saberes a partir das escolas de circo (pdf)

Daniel Lopes

Que crise essa nossa de ser artista!

circon

Leave a Comment