Artigos

Do Teatro de Feira ao Circo Moderno (pdf)

Bolognesi, Mario Fernando – “Do Teatro de Feira ao Circo Moderno”. IN:  Porto Alegre RS: Revista Brasileira de Estudos da Presença – Brazilian Journal on Presence Studies Bras., v. 10, n. 4, e93237, 2020.

RESUMO – Do Teatro de Feira ao Circo Moderno1 O artigo aborda a expulsão do teatro oficial francês dos comediantes italianos, em 1697, e o encontro deles com os saltimbancos das feiras de Paris, fato que impulsionou a efervescência experimental da cena forain. Procedimentos cênicos corporais e performáticos se associaram aos números de variedades. Os exercícios equestres, trazidos a Paris por Philip Astley, complementaram a matriz cênica do futuro espetáculo circense: a montagem de atrações. Conclui-se que a profissionalização dos artistas e a formação de companhias também foram determinantes para a organização comercial do teatro das feiras e do circo moderno.

Palavras-chave: Teatro de Feira. Montagem de Atrações. Circo Moderno. Alard. Astley.

 ABSTRACT – From the Fair Theatre to the Modern Circus – The expulsion of the Italian comedians in 1697, and their meeting with the acrobats of the fairs of Paris, boosted the experimental effervescence of the forain scene. Stage body and performance procedures were associated with the varieties. The equestrian exercises, brought to Paris by Philip Astley, complemented the scenic matrix of the future circus show: the montage of attractions. The professionalization of artists and the formation of companies were also crucial for the commercial organization of the fairs and the modern circus.

Keywords: Fair Theater. Montage of Attractions. Modern Circus. Alard. Astley.

 RÉSUMÉ Du Théâtre de la Foire au Cirque Moderne – L’expulsion des comédiens italiens em 1697 et leur rencontre avec les saltimbanques des foires de Paris ont favorisé l’effervescence expérimentale de la scène foraine. Des procédures scéniques corporelles et performatiques ont été associées aux variétés. Les exercices équestres, apportés à Paris par Philip Astley, ont complété la matrice scénique du futur spectacle de cirque: le montage d’attractions. La professionnalisation des artistes et la formation de compagnies ont également été déterminantes pour l’organisation commerciale du théâtre des foires et du cirque moderne.

Mots-clés: Théâtre de la Foire. Montage d’Attractions. Cirque Moderne. Alard. Astley.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

As particularidades do circo de rua: uma experiência (pdf)

Daniel Lopes

Monga: o passado excêntrico e o futuro incerto das mulheres-gorila (pdf)

Silva

Uma estória que precisa ser contada! A migração de artistas circenses por um viés cultural e econômico

circon

Leave a Comment