Artigos

O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil: aproximações entre estado, cultura e educação (pdf)

Gláucia Andreza Kronbauer; Maria Isabel Moura Nascimento – ” processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil: aproximações entre estado, cultura e educação”. IN: Cadernos de História da Educação, v.18, n.3, p. 688-711, set.-dez. 2019.

Resumo: O circo tem forma diversas de organização e se configura, atualmente, como uma manifestação artística plural e que soube se adaptar às exigências da contemporaneidade.  Muitas companhias têm na família elemento central, na itinerância um modo de vida, e na criança a garantia de sobrevivência. Em certo contexto, no entanto, parece que as relações intergeracionais deixaram de ser as principais responsáveis pela sobrevivência do circo e começaram a surgir instituições escolares específicas para a formação de artistas, como é o caso da Escola Nacional de Circo (ENC). As políticas para a educação e a cultura da década de 1970 no Brasil passaram a investir na formação de pessoal técnico e no direcionamento das ações culturais, minimizando a repressão dos anos de chumbo. Este texto teve o objetivo de analisar as relações entre o Circo, a educação, a cultura e o Estado brasileiro das décadas de 1970/80 que condicionaram a criação da ENC, instituição estatal e primeira do tipo na América Latina.

Palavras-chave: Circo. Continuidade. Cultura. Estado.

Abstract: Circus has different form of organization and it’s currently configured as a plural artistic manifestation that knew how to adapt to contemporary times demands. Many companies have a central element in the family, roaming a way of life, and in the child a guarantee of survival. However, in a certain context, it appears that intergenerational relations are no longer primarily responsible for circus survival and specific school institutions  for  the  training  of artists  began  to  emerge,  such  as  the  National  Circus  School  (ENC).  The  cultural  policies  of the  1970s  in  Brazil  began  to  invest  in  stimulating  and  directing  cultural  actions,  minimizing the repression of thelead years. This text had the objective of analyzing the relations between Circus,  culture  and  the  Brazilian  State  of  the  1970s  and  80s  that  conditioned  the  creation  of the National School of Circus, a state institution and the first of its kind in Latin America.

Keywords:Circus. Survival. Culture. State.

Resumen: El circo tiene una forma diferente de organización y actualmente está configurado como una manifestación   artística   plural   que   supo   adaptarse   a   las   demandas   de   los   tiempos contemporáneos.  Muchas  empresas  tienen  un  elemento  central  en  la  familia,  que  deambulan por una forma de vida, y el niño la garantía de supervivencia. En cierto contexto, sin embargo, parece  que  las  relaciones  intergeneracionales  ya  no  son  las  principales  responsables  de  la supervivencia  del  circo  yempezaron  a  surgir  instituciones  educativas  específicas  para  la formación de artistas, tales como la Escuela Nacional de Circo (ENC). Em la década de 1970 las  políticas  culturales  en  Brasil  están  invirtiendo  en  el  estímulo  y  la  dirección  de  las actividades  culturales,  minimizando  la  represión  de  los  años  de  plomo.  Este  estudio  tuvo como objetivo analizar la relación entre el circo, la cultura y el estado brasileño de las décadas de  1970  a  1980  que  condicionaron  la  creación  de  la  Escuela  Nacional  de  Circo,  institución estatal y la primera de su tipo en América Latina.

Palabras Clave: Circo. Continuidad. Cultura. Estado

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Arte sobre panos. Performances modernas desenvolvem acrobacias sobre tecidos

circon

Que crise essa nossa de ser artista!

circon

Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment