Artigos

Você Treina ou Ensaia? Dicotomias no campo circense e propostas para aprendizagem/criação/performance a partir de elementos do Sistema Laban/Bartenief (pdf)

Machado, Alex Rodrigues ; Keiserman, Nara Waldermar – “Você Treina ou Ensaia? Dicotomias no campo circense e propostas para aprendizagem/criação/performance a partir de elementos do Sistema Laban/Bartenief”. IN: REVISTA CENA – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – Instituto de Artes – Departamento de Arte Dramática – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, n. 32 – 2020.

Resumo: O artigo apresenta uma indicação artístico-pedagógica para artistas circenses, que se dá com base nos princípios, conceitos e práticas do Sistema Laban/Bartenieff. A observação de alunos e alunas da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, no Rio de Janeiro, um microcosmo significativo do circo no Brasil, fez ver a dicotomia, comum no campo circense – e não apenas na Escola, mas também em outros espaços de ensino assim como entre artistas profissionais – que distingue procedimentos técnicos de artísticos. Elementos do Sistema Laban/Bartenieff mostram-se eficientes na solução de tal dicotomia, por oferecerem referenciais que sustentam as duas instâncias, permitindo que se elabore uma metodologia em que são superadas as lacunas entre técnica e arte, treinamento e criação.

Pedagogia circense. Treinamento e Criação. Sistema Laban/Bartenieff.

Abstract: This article introduces an artistic and pedagogical approach to circus performers, which is based on the principles, concepts and practices of the Laban/Bartenieff System. Students were observed at the National Circus School Luiz Olimecha, in Rio de Janeiro, which is a relevant microcosm of circus in Brazil. The observation showed the recurrent dichotomy in the circus field which is present not only at the School, but also in other teaching spaces and among professional artists: the distinction between technique and artistic procedures. Elements from the Laban/Bartenieff System efficiently address such dichotomy by offering references that support both instances, allowing the elaboration of a methodology in which the gaps between technique and art, training and creation are bridged.

Keywords: Circus pedagogy. Training and Creation. Laban/Bartenieff System.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

 

Related posts

Discurso no picadeiro: o circo-teatro e a censura no Brasil na década de 1940 (pdf)

Silva

Exclusão escolar e a criança de circo (pdf)

circon

Hendiduras. Una experiencia colectiva de una troupe de mujeres en Buenos Aires, Argentina (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment