ABRACE – A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) está em risco!

Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas
A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) está em risco! 

 

A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), instituição responsável pela formação técnica em Arte Circense no Brasil, está em risco!

A Funarte informou os seus servidores, em 22/02, sobre a imediata transferência das ocupações da Funarte para as instalações da Escola Nacional de Circo, sendo os alunos transferidos para um espaço não informado.
É inadmissível que um espaço construído especialmente, na sua arquitetura e equipamentos, para o desenvolvimento da formação circense, na sua pluralidade e diversidade e que forma alunos em nível de excelência, seja utilizado para fins administrativos.

Desde o início da Pandemia, as aulas da ENCLO estão paralisadas, sem ser informado aos alunos qualquer plano de volta às aulas ou de aulas remotas, como está ocorrendo com a maioria das Instituições Educacionais.  Além disso, os alunos bolsistas, que dependem da Funarte para se manterem no Rio de Janeiro e cujo contrato exige dedicação exclusiva à sua formação, não receberam a parcela de fevereiro.

A sequência de atos e decisões da Funarte aqui apresentada parece configurar-se como uma desconstrução da preservação de um dos maiores patrimônios do Circo latino-americano. Convocamos a sociedade brasileira e, em particular, a classe artística, a não escamotear esforços pela viabilização de um diálogo com as autoridades responsáveis em prol da preservação e fortalecimento deste patrimônio material e imaterial do Circo Brasileiro e latino-americano que representa a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha.

ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduacão em Artes Cênicas é absolutamente contrária a esse desmonte realizado de forma déspota e anti-democrática pela FUNARTE em relação a Escola Nacional de Circo, um patrimônio Brasileiro e Latino-Americano.

Assine a carta-manifesto –  https://kangen.cc/enclofica/ 

Partilhe em todas suas Redes!
Use as Hashtags

#ENCLOFica
#ENCVive

Related posts

Los Hermanos Mazeika, artistas lituanos en Buenos Aires

circon

Guapimirim tem Circo, tem sim senhor!

circon

#18 – A COVID e a decolonialidade no Brasil – Emerson Elias Merhy – Colunista

Silva