Por um ator-provocador e um professor-criador: uma pesquisa-ação sobre a performance de cabaré (pdf)

Streva, Christina – Por um ator-provocador e um professor-criador: uma pesquisa-ação sobre a performance de cabaré. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

RESUMO: Os cabarés-artísticos foram uma invenção do final do século XIX que se espalharam como uma epidemia por toda a Europa até meados do século XX. Verdadeiros laboratórios marginais de experimentação e de criação compartilhada, tornaram-se abrigo das vanguardas artísticas e o berço de uma revolução que acabou transformando o conceito de performance e criando uma nova linguagem híbrida e eclética. A tese-criação partiu da investigação histórica desse fenômeno complexo para utilizá-lo, primeiramente, como fonte de inspiração para a criação de um experimento cênico colaborativo, e, em seguida, para a construção de uma pedagogia para o ator em formação que se traduz em uma jornada de descoberta da linguagem do cabaré através da prática da atuação. A pesquisa-ação envolveu a participação de alunos da graduação em teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e articulou as três dimensões da vida acadêmica: a pesquisa, o ensino e a extensão.

Palavras-chave: performance de cabaré – metodologia colaborativa – prática de atuação – performance popular.

ABSTRACT: Artistic cabarets were an invention of the late nineteenth century that spread like an epidemic throughout Europe until the mid-twentieth century. True marginal laboratories of experimentation and shared creation, they became shelter of the artistic avant-gardes and the cradle of a revolution that has transformed the concept of performance and created a new hybrid and eclectic language. This practice-based thesis started from the historical investigation of this complex phenomenon to use it, first, as source of inspiration for the creation of a collaborative scenic experiment, and then for the construction of a pedagogy for the actor that translates into a journey of discovery of the cabaret language through the practice of acting. The action-research involved the participation of undergraduate theater students at the Federal University of Rio de Janeiro – UNIRIO and articulated the three dimensions of academic life: research, teaching and extension.

Key Words: cabaret performance – devised theatre – acting methodology – popular performance

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Reviravoltas circenses: os múltiplos sentidos dos truques circenses sob o prisma dos gestos dançados entre percursos geracionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (pdf)

Daniel Lopes

O diálogo dança/circo na cena contemporânea brasileira (pdf)

Silva

Viola minha viola: a obra violonística de Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928), na cidade de São Paulo (pdf)

circon