Artigos

A presentificação pelo olhar do espectador (pdf)

Beda, Gabriel – A presentificação pelo olhar do espectador. Anais ABRACE –  XI Congresso da ABRACE -v. 21 (2021).

Resumo

Neste artigo me proponho a estudar como o espectador presentifica o artista em cena, escolhendo como recorte artistas de circo no desempenho de suas atividades acrobáticas. Entendo que a relação corpo/memória desenvolvida pelo espectador de circo faz com que o mesmo torne-se, momentaneamente, um artista, sentindo e projetando no espaço as suas sensações corporais adquiridas ao observar a performance. Nesse sentido, a capacidade de sentir o movimento alheio no próprio corpo, promovida pelos neurônios espelhos, faz com que o espectador se projete no espaço, colocando-se no lugar do artista.

Palavras-chave: Acrobacia; Virtuose; Espectador; Presença; Risco.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

De retretas, prestidigitadores, circos, transformistas, cinematógrafos y toros. Notas para una historia de las diversiones públicas en Medellín, 1890-1910

circon

Circo e ginástica em folhas de papel: o pequeno tratado de acrobacia e gymnastica

Daniel Lopes

Onde a arte se hospeda

circon

Leave a Comment