Artigos

O palhaço no espaço do vazio no contexto hospitalar: a incerteza como potência criadora (pdf)

 Godoy, Luís Bruno de; Silva Junior, Roberto Donato da; Schulz, Peter Alexander Bleinroth – O palhaço no espaço do vazio no contexto hospitalar: a incerteza como potência criadora. IN: O Repertório, Salvador BA, ano 23, n. 35, p. 160-184, 2020.2.

RESUMO

 Na sociedade contemporânea permanecemos distantes daquilo que nos afeta, consequência da falta de tempo e necessidade de afirmação, o que acaba criando fronteiras de certeza. Diante dessa problemática, evidenciar e reforçar o incerto torna-se uma potência para o artista, que tem diante de si um caminho profuso e repleto de possibilidades para o criar. O objetivo deste trabalho é destacar as motivações e a forma com que os artistas que atuam no âmbito da humanização hospitalar desenvolvem suas ações, assim como apresentar as possibilidades encontradas para além dos caminhos já trilhados, buscando entender como essas motivações influenciam suas concepções com relação ao palhaço. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de campo, acompanhando um grupo de humanização hospitalar em hospitais e oficinas. Desse modo, observou-se que os tensionamentos gerados possibilitam outra forma de ação com relação ao palhaço. Essa imersão permite considerarmos que o desprendimento das certezas abre espaço para as incertezas da ação as quais acabam por gerar novas potências do pensar e do agir.

Palavras-chave: Palhaço. Experiência. Jogo. Sociedade contemporânea. Incerteza.

RESUMEN

En la sociedad contemporánea permanecemos distante de lo que nos afecta, consecuencia de la falta de tiempo y necesidad de afirmación, lo que acaba creando fronteras de la certeza. Ante esta problemática, evidenciar y reforzar lo incierto se convierte en una potencia para el artista, que tiene ante sí un camino profuso y repleto de posibilidades para crearlo. El Objetivo de este trabajo es destacar las motivaciones y la forma con que los artistas que actúan en el ámbito de la humanización hospitalaria desarrollan sus acciones, así como presentar las posibilidades encontradas más allá de los caminos ya trillados, buscando entender cómo esas motivaciones influencian sus concepciones con relación al presente, payaso. Para ello, se desarrolló un estudio de campo, acompañando un grupo de humanización hospitalaria en hospitales y talleres. De ese modo, se observó que las tensiones generadas abren espacio para otra forma de acción con relación al payaso. Esta inmersión permite considerar que el desprendimiento de las certezas abre espacio para las incertidumbres de la acción, que acaban por generar nuevas potencias del pensar y del actuar.

Palabras clave: Payaso. Experiencia. Juego. Sociedad contemporánea. Incertidumbre.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Teatro de feira e sua relação com o teatro de variedades e circo no Brasil (pdf)

Silva

Circo e teatro: aproximações e conflitos (pdf)

circon

Entre pilherias, chistes e jocosidades: as múltiplas facetas dos palhaços no Brasil do século XIX (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment