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Considerações sobre como tratar de circo com os novos pesquisadores (pdf)

PIMENTA, Daniele. Considerações sobre como tratar de circo com os novos pesquisadores. VIII Congresso da ABRACE. Belo Horizontes – UFMG, 2014.

RESUMO

 O presente trabalho expõe reflexões surgidas ao longo do último semestre de convivência com novos pesquisadores, ao ministrar uma disciplina sobre CircoTeatro na pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP. Diante das experiências apresentadas e das discussões desenvolvidas, tornou-se evidente que há muitas diferenças na percepção desses pós-graduandos sobre conceitos básicos do circo e do circo-teatro, dependendo de suas experiências pessoais e escolas de origem. Essas diferenças, que vão do total desconhecimento teórico e grande carga de experiência prática a um referencial histórico consistente desvinculado de vivência artística, definem o grau de consciência com que desenvolvem e analisam técnica e esteticamente seus trabalhos. Um dos aspectos mais discutidos foi a percepção inicial de muitos deles de que o termo circo-teatro indicaria uma linguagem híbrida de técnicas teatrais e circenses, em analogia direta com o termo dança-teatro, desconsiderando os conceitos estéticos e estruturais do Circo-Teatro propriamente dito e adotando o termo como definição para a abordagem corporal e dramatúrgica de determinadas criações contemporâneas. Essa discussão se repete em alguns encontros e bancas, ao se analisar obras híbridas de difícil classificação, e merece aprofundamento e difusão.

PALAVRAS-CHAVE: circo; circo-teatro; cena contemporânea; corpo; dramaturgia.

RÉSUMÉ

Cet article présente des réflexions q’ont émergé du contact avec des nouveaux enquêteurs pendant un cours dans l’Art Institute de UNESP. Compte tenu des expériences présentées et des discussions élaborées, il est devenu évident qu’il ya beaucoup de différences dans la perception des étudiants sur les concepts de base du cirque et le cirque-théâtre, en fonction de leurs expériences personnelles et leurs écoles. Ces différences définissent le degré de conscience qui se développent et analysent leur travail technique et esthétique. Une des questions les plus débattues est la perception initiale que le terme cirque-théâtre semble indiquer une language hybride de techniques de théâtre et de cirque, en analogie directe avec le terme danse-théâtre, sens considerer des concepts esthétiques et structurels du Cirque-Théâtre correctement dit et l’adoption du terme une définition pour le corps et l’approche dramaturgique de certaines créations contemporaines. Cette discussion est répétée lors de l’analyse hybride fonctionne difficile à classer, et mérite la poursuite du développement et de la diffusion.

MOTS-CLÉS: cirque; cirque-théâtre; scène contemporaine; corps; dramaturgie.

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