Perspectivas sobre o drama moderno brasileiro – um cruzamento de olhares entre o popular, o estético e o político (pdf)

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; MEDEIROS, Elen de; NEVES, Larissa de Oliveira (org.). Perspectivas sobre o drama moderno brasileiro: um cruzamento de olhares entre o popular, o estético e o político. Belo Horizonte: LABED – Laboratório de Edição Fale/UFMG, 2020.

 

 

Apresentação

O livro que apresentamos, um trabalho realizado a partir da convergência das pesquisas desenvolvidas por integrantes dos grupos de pesquisas NELAP, da UFMG, Letra e Ato, da Unicamp, e História Política e Cena, da UFSJ, é resultado de um anseio premente entre seus organizadores: a ideia de que as propostas de modernização ocorridas ao longo dos anos no Brasil não se anulam, mas se complementam. Ou seja, aquilo que compreendemos hoje por moderno é originário de um longo percurso, pautado por variantes de olhares sobre aspectos inerentes à formação cultural brasileira, ao anseio estético da formação dramatúrgica e a um percurso político-ideológico que acompanham vários de nossos autores. Se ao longo de nossa historiografia tem-se tentado defender olhares a partir da anulação do outro, gerando incontáveis querelas, o que ora se propõe aqui é que a modernização do drama nacional ocorreu por vias diversas, uma potencializando a outra, convergindo para que o teatro brasileiro se consolidasse ao longo de todo nosso século XX. Nesse sentido, os textos que apresentamos – todos eles ligados às pesquisas centrais dos professores, na medida que são de orientandos com projetos vinculados diretamente a nós – possuem um certo caráter historiográfico, mas igualmente teórico e também estético. Permitimo-nos, ao longo de todos esses textos, provocar lugares consolidados, abrir perspectivas, reconfigurar a ideia de moderno – que, em si, já não é simples –, acreditando, com isso, potencializar as discussões sobre o nosso teatro, não apenas o contemporâneo, mas aquele a que somos tributários. Para isso, abrimos o livro com a seção sobre o teatro e o popular. Coordenada pela professora Larissa de Oliveira Neves, a seção agrega textos que abordam diferentes vertentes de possíveis diálogos entre o teatro moderno e a cultura coletiva nacional. O texto que abre a seção visa demonstrar, de maneira mais ampliada, as inevitáveis correlações entre o teatro brasileiro e o popular no Brasil, haja vista o processo de formação do país, que recebeu uma colonização europeia e, com ela, diversos paradigmas estéticos que merecem ser problematizados. Tal inevitabilidade é exemplificada no artigo seguinte, que aborda o circo-teatro, uma das matrizes populares mais importantes de nossa dramaturgia e de nossa cena. Por fim, os dois últimos textos da seção avaliam a obra de dois dramaturgos ícones no que tange à experimentação com o popular numa dramaturgia autoral moderna: Ariano Suassuna e Carlos Alberto Soffredini.

Sumário

7 Apresentação

Seção I – O teatro e o popular

13 O drama brasileiro moderno e a cultura popular Larissa de Oliveira Neves

37 Contribuições do circo-teatro para o teatro moderno brasileiro Moira Junqueira Garcia

55 O santo e a porca e a estética popular teatral moderna de Ariano Suassuna Cassandra Ormachea

73 A escrita dramática de Carlos Alberto Soffredini e suas relações com a cultura popular Maria Emília Tortorella

Seção II – A forma dramática em questão

95 Por um projeto estético de modernização dramatúrgica: questões e problemáticas Elen de Medeiros

117 Raízes brasileiras de um drama moderno: a função dramaturgo no período entre-séculos Phelippe Celestino

135 Rasto atrás, de Jorge Andrade: o drama da vida Dalila David Xavier

153 Show Opinião: relações estéticas entre texto e cena Everton da Silva José

Seção III – Teatro político

173 Persistência do drama no ideário político da dramaturgia moderna brasileira Berilo Luigi Deiró Nosella

189 Arena conta: o sistema coringa Nieve Matos da Silva

205 A experiência do Centro Popular de Cultura com o projeto da UNE-volante: aspectos de um teatro popular Letícia Gouvêa Issene

225 A consolidação do teatro épico no Brasil: as contribuições de Oduvaldo Vianna Filho durante o CPC – Centro Popular de Cultura da UNE – União Nacional dos Estudantes Rafael de Souza Villares

243 Epílogo

O drama brasileiro em trilha: tradições e talentos individuais

253 Sobre os autores

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