Trajetórias artísticas e profissionais de mulheres circenses (pdf)

TAPIA, Verônica Ester: Trajetórias artísticas e profissionais de mulheres circenses: Narrativas do Engajamento Político e Cultural de seus Corpos nos Espaços Educativos Provocações para a Educação Física. 112p. Dissertação (Mestrado). Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2022.

RESUMO
O estudo tem por objetivo contextualizar, em um estudo narrativo, o engajamento da mulher circense representado no cenário artístico e educacional nos diferentes lugares de produção que esse corpo feminino ocupou e ocupa. A pesquisa discorre sobre o tempo e o espaço de memórias, representados por mulheres que evidenciam os saberes compartilhados de geração em geração e que potencializam esses saberes multiplicando-os para além da itinerância e fazendo do circo uma forte influência cultural, artística e educacional. A produção de dados pretende favorecer o compartilhar de memórias, saberes e percepções sobre a trajetória vivida por esses corpos que ocuparam muitos lugares de produção. Foram realizadas entrevistas abertas e em profundidade com quatro mulheres circenses, tendo como facilitador disparadores
que contribuíram no diálogo, no falar de si e de suas experiências. As fontes orais partem de narrativas, depoimentos, relatos, histórias, fontes escritas, que são revestidos de emoção, durante a participação direta das mulheres no cenário investigado. Os encontros, que aconteceram de forma remota, foram gravados e filmados, conforme o aceite antecipado. Para a análise de dados, será observado nas narrativas como essas mulheres percebem sua trajetória e a importância das suas produções dentro e fora da lona.
Palavras chaves: Mulheres Circenses, Estudo Narrativo, Circo, Cultura Popular.

CLIQUE AQUI PARA LER ESSE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O espaço cênico circense (pdf)

circon

O corpo cômico em jogo: um estudo acerca da improvisação do palhaço (pdf)

circon

Quando o circo atravessa a rua: a formação do artista e sua relação com os espaços públicos (pdf)

Daniel Lopes