A arte de formar palhaços e palhaças no Brasil (pdf)

BRACCIALLI, Felipe. A arte de formar palhaços e palhaças no Brasil. 256p. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2022.

RESUMO
O Palhaço, emblemática figura com presença notável nas mais diferentes culturas, ele desafia o tempo e reafirma sua importância social em pleno século XXI. A contemporaneidade revela múltiplos caminhos formativos para o oficio de palhaço, buscando a composição de um artista que possa ocupar os diferentes espaços públicos e privados (teatros, circos, ruas, hospitais, entre outros), além de entrelaçar elementos tradicionais e contemporâneos nas construções estéticas, artísticas e formativas. A presente pesquisa analisa os múltiplos processos de formação de palhaços e palhaças no Brasil, considerando particularidades sociais como as diferentes áreas de atuação e a geografia nacional. Este estudo foi realizado em três fases: iniciando por um exaustivo levantamento sobre a arte da palhaçaria, a pedagogia do palhaço e da palhaça e aspectos metodológicos da formação artística; prosseguindo com a aplicação de um questionário online visando mapear os formadores de palhaço em atividade no contexto nacional; e, por fim, com um conjunto de entrevistas com os formadores e formadoras selecionados a partir do reconhecimento dos pares. Ao analisar esse conjunto de dados obtidos nas três fases da pesquisa, foi possível compreender que existe uma multiplicidade de processos para aprender a palhaçaria, como, também, que essas diversas possibilidades de formação se cruzam e se influenciam constantemente. Além disso, esse aprendizado é contínuo e constante, ampliando-se a partir da relação com diversos artistas e públicos. Embora não pretendamos apresentar uma proposta de formação, parece-nos que os elementos emergentes podem contribuir para esse campo do conhecimento, cujo reconhecimento social e acadêmico vem mostrando substancial expansão nas últimas décadas.
Palavras-chave: Formação; Palhaçaria; Pedagogia do teatro; Artes cênicas; Circo.

ABSTRACT
Clown, an emblematic figure with a notable presence in the most different cultures, defies time and reaffirms its social importance in the 21st century. Contemporaneity reveals multiple formative paths for teaching clowns, seeking the composition of an artist who can work in different public and private spaces (theatres, circuses, streets, hospitals, among others), in addition to intertwining traditional and contemporary elements in aesthetic, artistic and formative constructions. The present research analyzes the multiple processes of teaching clowns in Brazil, considering social particularities such as the different areas of activity and the national geography. The study was carried out in three phases: starting with an exhaustive survey on the art of clowns, clown pedagogy and methodological aspects of artistic training; the application of an online questionnaire aimed at mapping clown teachers in activity in the national context; and, finally, a set of interviews with teachers selected from peer recognition. By analyzing this set of data obtained in the three phases of the research, it was possible to understand that there is a multiplicity of processes to learn clowning, as well as that these diverse possibilities of learning intersect and constantly influence each other. In addition, this learning is continuous and constant, expanding with the relationship with various artists and audiences. Although we do not intend to present a training proposal, it seems to us that the emerging elements can contribute to this field of knowledge, whose social and academic recognition has shown substantial expansion in recent decades.
Keywords: Training; Clown; Theater pedagogy; Performing Arts; Circus.

RESUMEN
El payaso, figura emblemática con presencia notable en las más diferentes culturas, desafía el tiempo y reafirma su importancia social a pleno siglo XXI. La contemporaneidad revela múltiples caminos formativos para el oficio del payaso, buscando la composición de un artista que pueda ocupar diferentes espacios públicos y privados (teatros, circos, calles, sanatorios, entre otros), además de entrelazar elementos tradicionales y contemporáneos en las construcciones estéticas, artísticas y formativas. La presente investigación analiza los múltiples procesos de formación de payasos y payasas en Brasil, considerando particularidades sociales como las diferentes áreas de actuación y la geografía nacional. Este estudio fue realizado en tres fases: empezando por n exhaustivo relevamiento sobre el arte de la payasaria, la pedagogía del payaso y de la payasa y aspectos metodológicos de la formación artística, seguido de una aplicación de una encuesta en línea buscando mapear los formadores de payaso en actividad en el contexto nacional, y, por fin, con un conjunto de entrevistas con los formadores y formadoras seleccionados a partir del reconocimiento de los pares. Al analizar este conjunto de datos obtenidos en las tres fases de la investigación fue posible compreender que existe una multiplicidad de procesos para aprender la payasaria, como también, que estas diversas posibilidades de formación se cruzan e influyen constantemente. Además, este aprendizaje es continuo y constante, ampliándose a partir de la relación con diversos artistas y públicos. A pesar de que no pretendamos presentar una propuesta de formación, parécenos que elementos emergentes pueden contribuir para este campo de conocimiento, cuyo reconocimiento social y académico viene mostrando substancial expansión en las últimas décadas.

Palabras clave: Formación; Payasaria; Pedagogía del teatro, Artes escénicas; Circo

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Escola de Palhaços. Estudo sobre a prática pedagógica do Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria (pdf)

Silva

Ciganos acampam em instituições de ensino superior: panorama das ações afirmativas para acesso dos povos ciganos ao ensino superior no Brasil através do itinerário autoetnográfico de um cigano estudante (pdf)

Daniel Lopes

Teatro-Físico: Processos de comunicação entre corpo e cultura

circon