Processo criativo da Árvore no Deserto: acrobacias na dramaturgia (pdf)

BERGAMASCO, José Guilherme Pereira. Processo criativo da Árvore no Deserto: acrobacias na dramaturgia. 183 p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2019.

RESUMO: Este trabalho analisa o processo criativo do espetáculo “Árvore no Deserto”, concebido pelo grupo de teatro “Ponte pra Lua” nos anos de 2011-2012. Trata-se de um “estudo de caso” cujo objetivo principal foi analisar as possibilidades de colaboração entre as linguagens do circo e do teatro para a composição de uma poética que contemplasse o risco e a imprevisibilidade da performance ao vivo como recurso de uma dramaturgia da cena. Em especial, foram trabalhados o treinamento físico e o resgate histórico do circo tradicional para uma análise mais aguçada do treinamento acrobático do grupo no processo criativo da “Árvore no Deserto”, bem como as estratégias do grupo para utilização das acrobacias em função da dramaturgia da cena. Os dados para essa análise foram obtidos por meio de entrevistas, fotos, vídeos, bem como anotações em caderno de campo. Para o processo criativo do espetáculo, o grupo se valeu da compilação de um conjunto de textos. A análise nos leva a concluir que o grupo não mistura as linguagens criando uma nova linguagem, mas sim mantem as propriedades de cada uma delas, potencializando a atuação, a dramaturgia e a poética cênica. Ao mesmo tempo, criasse a estratégia adotada para a definição do uso das acrobacias na dramaturgia da cena.

Palavras-chave: circo, acrobacia, dramaturgia, preparação física, preparação corporal.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Alunos Itinerantes (pdf)

circon

(Trans)formações do palhaço: história dos tipos e técnicas na arte da palhaçaria (pdf)

Daniel Lopes

Diálogos entre Circo, Educação e Saúde no contexto do programa Mais Educação (pdf)

Silva