Mutualidade e mutabilidades: modo de endereçamento na dança e no circo (pdf)

SANTOS, Milena Pereira dos. Mutualidade e mutabilidades: modo de endereçamento na dança e no circo. 144 p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2021.

RESUMO: Esta dissertação analisa o desenvolvimento do modo de endereçamento no processo criativo de MÚTUO, espetáculo que envolve dança e circo gestado para esta pesquisa. É investigado o conceito de modo de endereçamento, originário da área do cinema, no contexto das artes presenciais. Trata-se de como é construída a relação com o público por meio das escolhas feitas no processo criativo, permeadas pelo contexto em que se inserem. Foram investigadas as maneiras pelas quais o modo de endereçamento se aproxima das dramaturgias na dança e no circo, uma vez que são artes presentes no espetáculo, e também a trama dos modos de gestão, produção e criação artísticas, vividas nesse processo criativo e fundamentais para a análise desenvolvida. Os critérios para a análise foram construídos a partir do contágio da investigação teórica com a prática criativa, e os dados para a análise foram obtidos mediante diário de criação e relatos dos ensaios abertos. Percebe-se que o modo de endereçamento está intimamente ligado à dramaturgia, entendida como o que é apreciado na hora do acontecimento cênico e o que constrói o imaginário em torno da obra, indo além do que podem escolher os artistas criadores.

Palavras-chave: Circo. Dança contemporânea. Dramaturgia. Modo de endereçamento. Processo criativo.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

 

Related posts

O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidades: introdução a uma vida não violenta (pdf)

Daniel Lopes

Construindo uma nova vida: migrantes paulistas afro-descendentes na cidade do Rio de Janeiro no pós-abolição (1888-1926) (pdf)

circon

Quando o Chão não Basta – Reflexões sobre a Virtuose Acrobática em uma Criação Aérea Circense (pdf)

Silva