Mutualidade e mutabilidades: modo de endereçamento na dança e no circo (pdf)

SANTOS, Milena Pereira dos. Mutualidade e mutabilidades: modo de endereçamento na dança e no circo. 144 p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2021.

RESUMO: Esta dissertação analisa o desenvolvimento do modo de endereçamento no processo criativo de MÚTUO, espetáculo que envolve dança e circo gestado para esta pesquisa. É investigado o conceito de modo de endereçamento, originário da área do cinema, no contexto das artes presenciais. Trata-se de como é construída a relação com o público por meio das escolhas feitas no processo criativo, permeadas pelo contexto em que se inserem. Foram investigadas as maneiras pelas quais o modo de endereçamento se aproxima das dramaturgias na dança e no circo, uma vez que são artes presentes no espetáculo, e também a trama dos modos de gestão, produção e criação artísticas, vividas nesse processo criativo e fundamentais para a análise desenvolvida. Os critérios para a análise foram construídos a partir do contágio da investigação teórica com a prática criativa, e os dados para a análise foram obtidos mediante diário de criação e relatos dos ensaios abertos. Percebe-se que o modo de endereçamento está intimamente ligado à dramaturgia, entendida como o que é apreciado na hora do acontecimento cênico e o que constrói o imaginário em torno da obra, indo além do que podem escolher os artistas criadores.

Palavras-chave: Circo. Dança contemporânea. Dramaturgia. Modo de endereçamento. Processo criativo.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

 

Related posts

Dercy Gonçalves, matriz do artista popular brasileiro (pdf)

circon

Retombées du cirque social (Cirque du Soleil) en contexte de réadaptation sur la participation sociale de jeunes adultes avec déficiences physiques en transition vers la vie active – Étude qualitative (pdf)

Silva

Mulheres Palhaças: a Poética e a Política da Comicidade Feminina (pdf)

circon