Vai Começar a Brincadeira: relatos e reflexões sobre a montagem de um cortejo musical em um festival de palhaçaria (pdf)

CLARO, Thiago Sales. Vai Começar a Brincadeira: relatos e reflexões sobre a montagem de um cortejo musical em um festival de palhaçaria. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Faculdade Santa Marcelina – FASM, São Paulo, 2023.

Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em percussão brasileira traz relatos e reflexões acerca da experiência vivenciada pelo autor na concepção e realização de um cortejo musical no contexto de um encontro internacional de palhaçaria. Reconhecendo a relevância da realização de cortejos
musicais na tradição circense e, atualmente, nas programações de encontros, festivais e convenções de circo e palhaçaria e, depois de ter participado de diversos desses eventos ao longo de sua trajetória artística como palhaço, o autor percebe que em muitos casos os cortejos são realizados sem um trabalho de preparação adequado que possibilite que tal atividade atinja todo seu potencial artístico, muitas vezes ficando aquém da qualidade do restante da programação dos eventos nos quais estão inseridos. Partindo dessa inquietação e inspirado por sua experiência como ritmista em blocos de carnaval e na participação de um cortejo vivenciado no encontro Circovolante (Mariana-MG) em 2019, o autor propõe uma estratégia para preparação de cortejo que foi colocada em prática no encontro EuRiso (Fernandópolis-SP) no ano de 2022. A descrição desse processo, os resultados artísticos obtidos e reflexões acerca de toda essa experiência são compartilhados no presente trabalho.
Palavras-chave: Palhaçaria. Palhaço. Circo. Cortejo. Festival. Encontro.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

A poética de Carlos Alberto Soffredini: uma bagunça rapsódica (pdf)

Silva

Formação em palhaço: reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços (pdf)

circon

Pão, Circo e Sorriso: A recepção e a audiência no markenting social (pdf)

circon