Artigos

Estudos iniciais sobre a curricularização da extensão universitária em Circo (pdf)

VIEIRA, Poliana Helena Alves. Estudos iniciais sobre a curricularização da extensão universitária em Circo. AVANCES DE INVESTIGACIÓN, Montevideo, 11(1), 125-144, 2024.

RESUMO: Este artigo apresenta estudos iniciais do projeto de pesquisa que abordará a curricularização da extensão universitária em Circo nas carreiras de Artes Cênicas e Educação Física, apresentado durante o II Congresso Internacional de Investigação em Educação,da UDE -Universidad de La Empresa -no Uruguai, o problema disparador deste trabalho é a ausência da graduação em Circo no Brasil. Como resultado, o artigo apresenta o impacto das ditaduras no desenvolvimento da extensão universitária crítica na América do Sul e a diversidade de espaços e áreas do conhecimento onde o Circo se encontra, apontado na ambivalência do Sublime e do Grotesco do Corpo enquanto matriz do Circo, como possível justificativa dessa diversidade de ocorrências. Neste artigo há parte dosantecedentes de investigação e marco teórico desenvolvidos até o momento. Para as fontes documentais, foram considerados documentos que normatizam a profissão em Circo no Brasil, artigos acadêmicos e plataformas de pesquisa unificada do Ministério da Educação. O marco teórico considera pesquisadores sobre a extensão universitária e a curricularização na América Latina, influenciados pela obra de Paulo Freire, os autores uruguaios Humberto Tommasino e Agustín Cano, a brasileira Simone Imperatore e também a pesquisa de Mário Fernando Bolognesi, que fundamenta as principais características do Circo enquanto linguagem deste artigo. Palavras-chave:extensão universitária, curricularização, circo, cultura, ditadura.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Arte circense como herramienta pedagógica en las clases de educación física (pdf)

Silva

El arte como herramienta de intervención social entre jóvenes en la ciudad de Buenos Aires. La experiencia de “Circo Social del Sur” (pdf)

circon

Um vírus no picadeiro – circo e pandemia no semiárido baiano (pdf)

Silva

Leave a Comment