FEVERESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas (SP)

Desde 2001
Campinas (SP)

www.feverestival.com.br



  O Feverestival nasceu em 2002 a partir da necessidade de ampliar o intercâmbio que acontecia entre os diferentes artistas que visitavam Barão Geraldo por conta dos Workshops oferecidos pelas companhias teatrais existentes no local, como Lume Teatro, Barracão Teatro e Boa Cia (incluir link para entrar nos sites desses grupos).
Composto inicialmente de apresentações de espetáculos, mesas de discussão e demonstrações técnicas, o festival cresceu e passou a oferecer cursos de profissionais de outras localidades.
São atraídas, nessas três semanas, para Barão Geraldo, cerca de 600 pessoas com o intuito de investigar a arte cênica.
Já passaram por aqui importantes artistas nacionais e internacionais como Chacovachi (Argentina), Via Rosse Teatro (Itália), Márcio Ballas (São Paulo), Zecora Ure Theatre (Londres), Meninas do conto (São Paulo), Cia. São Jorge de Variedades (São Paulo), La mínima (São Paulo), Ricardo Behrens (Argentina), Limite (Rio de Janeiro), Super Night Shot (Rio de Janeiro/São Paulo/Campinas) além dos grupos de Campinas, Seres de Luz, Barracão Teatro, Lume Teatro, Matula, Paraladosanjos, e outros.
O Feverestival surge como mais um veículo para afirmar a importância da pesquisa teatral realizada em Barão Geraldo desde a formação do Lume há vinte e cinco anos. Ao longo desses anos, muitos grupos se instalaram nessa região para realizar suas pesquisas fazendo de Barão Geraldo um pólo nacional de pesquisas na área teatral. Atualmente, a qualidade desse trabalho é reconhecida tanto nacional e internacionalmente, quanto pela mídia cultural, que, de certa forma, “descobriu” a região, e vem explorando reportagens nessa área.
No ano de 2005, com a aprovação do projeto LUME e Barão Geraldo: um centro de arte e pesquisa pelo Ministério da Cultura, o evento ganha dimensão nacional, já que o Programa Cultura Viva reconheceu o Lume, Espaço Cultural Semente e Barão Geraldo como Ponto de Cultura.
Conquistamos um público local e estrangeiro, que nos acompanha nos eventos realizados permitindo um trabalho mais aprofundado de formação de público e apreciação da arte.

Related posts

Festival Mundial de Circo do Brasil (Belo Horizonte – MG)

circon

III Mostra de Artes Circenses do Interior Paulista

circon

Balaio Circense – João Pessoa (PB)

circon

Leave a Comment