Artigos

Pedagogia e a Arte Circense: Subsídios para vida prática, para o desenvolvimento humano e o convívio social. (pdf)

Santos, Mayron Engel Rosa – “Pedagogia  a Arte Circense: Subsídios para vida prática, para o desenvolvimento humano  e o convívio social”. In: Revista Saberes Acadêmicos, v. 5, n. 5, novembro 2011. Uberaba: Távola, 2009

Pedagogo, ator por oficio, artista circense pela dedicação, bailarino pela necessidade e educador pelo brilho nos olhos de quem aprende, neste momento que se instala a eternidade, no meu aprendizado e no dos outros.

(34) 3315-5343/ 8859-2678

Resumo: A Pedagogia e Arte Circense, como as artes circenses, contribuem para a educação dos alunos. O universo circense pedagógico e o desenvolvimento da arte circense, com metodologia para a educação de alunos, através da análise de bibliografias, traça paralelos entre a experiência em sala de aula no ensino das artes circenses, ensino fundamental e médio. Vimos que a arte circense como ferramenta para a educação dos alunos, juntamente com a experiência em salas de aula, propicia a educação, não é somente como um processo de aprendizagem de conteúdos, e sim um processo vital no qual a escola deve inserir e se ater em cuidar, preservando a identidade, cultivando a autonomia e desenvolvendo a inteligência na instrumentalização cognitiva, proporcionando aos alunos o poder de pensar, questionar e buscar soluções para seu dia-a-dia, fornecendo subsídios para vida prática, para o desenvolvimento humano e o convívio social, na formação de cidadãos mais éticos e sensíveis à condição humana do meio em que vive.

Contextualização

Hoje o profissional pedagogo deve ter uma visão globalizada da Educação, sendo requisitado em vários setores da Educação Informal, além de pesquisas na educação formal, tendo o aluno como o centro das atenções. O curso de Pedagogia foi criado na década de 1930, no Brasil, com origem na Grécia clássica, onde se iniciaram as primeiras reflexões sobre a ação pedagógica. A palavra “paidagogos”, de onde veio termo pedagogia, significa literalmente aquele que conduz a criança (“agogós”, que conduz), o escravo que acompanha a criança à escola.

Com o tempo, o sentido se amplia para designar as reflexões feitas em torno da Educação, o que é melhor ensinar, como é melhor ensinar e para que ensinar, (GHIRALDELLI, 2005). Tendo a educação como o ato de viver, o primeiro local onde se inicia este processo é na família, que insere os primeiros significados, efetuando a educação informal, pelo senso comum.

Conforme Libâneo (2003), temos uma educação não intencional e informal, que se refere às influências do meio natural e social sobre o homem, interferindo em sua relação com o meio social. A Educação Formal, por sua vez, caracteriza-se por ser institucional, ter objetivos explícitos, conteúdos, métodos de ensino e procedimentos. Mas ela não ocorre só na escola, ocorre também em locais em que a educação é intencional, estruturada, organizada, logo ficando evidente a possibilidade de ocorrer no universo das aulas de circo.

Para Libâneo (1996), o pedagogo (escolar ou não) seria considerado um profissional especializado em estudos e ações relacionados com a ciência pedagógica, pesquisa pedagógica e problemática educativa, abordando o fenômeno educativo em sua multidimensionalidade.

Nesse sentido, o curso de Pedagogia oferece formação teórica, cientifica e técnica para sua atuação em diferentes setores de atividades: nos níveis centrais e intermediários do sistema de ensino, na escola, nas atividades extra-escola e nas atividades ligadas à formação e capacitação de pessoa nas empresas, (LIBÂNEO, 1996)

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

O palhaço tradicionalista um olhar sobre a experiência de um palhaço o interior de Minas Gerais (pdf)

Silva

Festival Mais Cultura 2020: Circo em Foco (vídeo)

Silva

Circo-teatro e suas dramaturgias (pdf)

Silva

Leave a Comment