Formação em palhaço: reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços (pdf)

Camargo, Denis (Denivaldo Camargo de Oliveira). Formação em palhaço: reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços. Brasília (DF): Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Pós-Graduação do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, habilitação em Arte Contemporânea, linha Processos Composicionais para Cena, 2012.

RESUMO – O objetivo deste trabalho é refletir sobre os processos metodológicos na formação de novos palhaços e sobre as necessidades e as especificidades que envolvem o aprendizado dos alunos nos processos de formação. Para isso, para fomentar e respaldar a discussão, dialogo com teóricos de diversas disciplinas: Freud, Motta, Icle, Lecoq, Bergson, Deleuze, Espinosa, Guinsburg, Foucault, etc. Minhas experiências em diversos processos de formação (iniciação à linguagem do palhaço, nos workshops e na escola francesa Le Samovar) também serviram como processo reflexivo. Utilizo a minha experiência na disciplina prática de docência, realizada no Departamento de Artes da Universidade de Brasília, na qual apliquei uma metodologia de ensino/aprendizado de palhaços para viabilizar a discussão da necessidade ou não de criar metodologias de formação na arte da palhaçaria. Essa revisão comparativa do meu processo de formação e as experiências pessoais na arte da palhaçaria, tendo também a oportunidade de analisar a aplicação da metodologia de formação na UnB, permitiram-me rever questões que vão além da criação de um processo metodológico em si. Ao final, esta pesquisa ampliousua discussão que, a princípio, levantou questões sobre a implantação de uma metodologia de formação para criar escolas especializadas ou aulas de palhaçaria nos departamentos de artes cênicas das faculdades e universidades do Brasil. Notei que, além de viabilizar a transmissão desse saber/conhecimento, faz-se necessário o entendimento sobre comicidade, cômico, palhaço e palhaçaria. Observei ainda, que é possível realizar a inclusão da linguagem dos palhaços nos cursos acadêmicos ou a criação de escolas técnicas especializadas na formação de palhaços. O discurso dessa dissertação contribui para a manutenção dessa arte e para a acessibilidade das pessoas que almejam desempenhar essa atividade.

Palavras-chave: Palhaçaria. Palhaço. Metodologia de formação. Comicidade. Cômico.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Experiência social e expressão cômica : os Parlapatões, Patifes e Paspalhões (pdf)

circon

Noites Circenses Espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX (pdf)

circon

Retrato de picadeiros: memórias de uma trajetória de circo na Amazônia paraense (pdf)

circon