Representação das atividades circenses na escola (pdf)

Rodrigues, Luiz Henrique. Representação das atividades circenses na escolaFlorianópolis: Dissertação de Mestrado em Ciências do Movimento Humano do Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007.

RESUMO: As atividades circenses na escola são práticas corporais que se transformam num enredo de ações culturais e motrizes. Um riquíssimo celeiro de movimentos corporais, gestos e sentimentos que a Educação Física precisa descobrir como proposta curricular. Por isso, o objetivo deste estudo foi analisar a prática de atividades circenses na escola, como instrumento pedagógico nos conteúdos de planejamento das aulas de Educação Física escolar. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, em função de sua temática estar enfocada no comportamento humano. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a observação participante, visitas em circos, utilização de filmes temáticos sobre a história e vida dos povos da lona, troca de experiências com artista de circo na escola, fotografias, diários de campo, desenhos, relatos orais e escritos. Os sujeitos deste estudo constituem-se por dezesseis crianças, na faixa etária entre oito e nove anos, estudantes da 3ª série do Ensino Fundamental da Rede de Ensino Particular, no Município de Joinville, na região Norte do Estado de Santa Catarina. As atividades circenses foram desenvolvidas uma vez por semana, com duração de uma hora, conforme o combinado com a coordenadora pedagógica da escola, sendo depois descritas num diário de campo conforme a observação direta do pesquisador. O autor também aplicou entrevistas semidirigidas aos pais das crianças e com o professor de Educação Física da turma a fim de verificar a percepção dos mesmos no tocante ao desenvolvimento das atividades circenses durante a aplicação do estudo. Considerando-se que a receptividade das atividades circenses foi unânime, cativando igualmente os alunos, pais e professores; as práticas desenvolvidas atraíram e instigaram fortemente as crianças, motivando-as e desafiando-as a práticas criativas; incontestavelmente, a pesquisa fomentou a imaginação, respeitando a inteligência, valorizando o ser humano e promovendo o exercício da cidadania.
Palavras-chaves: Atividades circenses. Escola. Educação Física.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O velho e o novo circo: Um estudo de sobrevivência organizacional pela preservação de valores institucionais (pdf)

circon

Processo criativo da Árvore no Deserto: acrobacias na dramaturgia (pdf)

Daniel Lopes

As múltiplas linguagens na teatralidade circense. Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no final do século XIX e início do XX (pdf)

circon