FESTIT – Festival Cultural de Rua – Ilha de Itaparica (BA)
O Festival Cultural é um ECO-festival anual que promove desde 2010 três dias com espetáculos e oficinas de circo, música, oficinas de artes plásticas, tendas de gastronomia, artesanato local e apresentações das Entidades e Instituições Comunitárias da Ilha de Itaparica.
Com abordagem socioambiental, o evento alia expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis, divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo, além de dar visibilidade a novos artistas.
Iniciativa e realização da Associação Jub’Arte, com o apoio financeiro do FBCA « Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
Recebemos as ONGs e Entidades como: Pro-Mar, Terra do Meio, Instituto Sacatar, Meu Mangue meu Quintal e Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, expondo seus trabalhos e dando ao público possibilidades de integrações à sociedade. Oferecemos também uma “village” com diversos jogos educativos, onde a criançada pode aprender também PERNA DE PAU, MALABARES, OFICINA DE BICICLETA, TECNICAS CIRCENSES, TÉCNICAS DE RECICLAGEM E OFICINA DO BANHEIRO SECO.
Em suas edições precedentes, o FESTIT sempre causou forte impacto nas pessoas e na Ilha de Itaparica. Artistas locais, Salvador, França, Itália, África do Sul, China, Irã, Argentina, Bélgica, Chile e até Lituânia já apresentaram atividades culturais ecléticas na rua e no palco, promovendo um intercâmbio inteligente, poético e humano.
Ações de sustentabilidade
Tendo como premissa o conceito de sustentabilidade na condução de todos os processos do evento, serão desenvolvidas inúmeras ações de Responsabilidade Socioambiental, das quais destacamos:
Coleta seletiva do lixo e doação dos materiais recicláveis para catadores do município;
Utilização de copos reutilizáveis;
Tratamento do lixo orgânico produzido pelo Festival, pela criação de composteiras;
Utilização de banheiros secos, que possibilitam a produção de adubo após a fermentação do material orgânico com a serragem;
Disponibilização de textos com dicas de práticas ecologicamente corretas (utilização de papel reciclado);
Exigência de Declaração de Não Utilização de Mão de Obra escrava ou infantil dos fornecedores do evento;
Disposição de diversas placas de educação ambiental nos ambientes do Festival.
Local: Ilha de Itaparica BA -Brasil
Além da importância histórica e singularidade geográfica, a Ilha de Itaparica possui um conjunto arquitetônico dos mais aprazíveis, praias de águas mornas, folclore diversificado, artesanato próprio e culinária das mais apreciadas em todo o Brasil.
A ilha de Itaparica está localizada a 13km (via Ferry-boat) de Salvador e é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos. A ilha possui mais de 40km de praias, com abundante vegetação tropical, onde predominam exuberantes coqueirais e muita história para contar, tendo defronte a cidade de Salvador, separada pela Baía de Todos os Santos.
COMO CHEGAR:
Partindo dos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste ou mesmo dos municípios do Sul e Oeste da Bahia, a principal rodovia de acesso é a BR-101 até o município de Santo Antônio de Jesus, e a BA-001 até Itaparica.
FERRY-BOAT:
Partindo de Salvador, a travessia pode ser feita por lanchas Catamarã (a pé) do mercado modelo à Mar grande (Ilha de Itaparica). ou pelo sistema Ferry Boat (a pé ou de carro), que ligam diretamente o terminal de São Joaquim (Salvador) à Bom Despacho (Ilha de Itaparica).
Catamarã – (71) 3319-3431 (71) 3319-3431
Ferry boat – (71) 3254-1020 (71) 3254-1020
AEROPORTO:
Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães
Praça Gago Coutinho, s/n, São Cristóvão
Tel: (0 XX 71) 3204-1010
www.infraero.gov.br
Equipe:
Coordenação Geral: Solange Lima
Coordenação Executiva: Amanda Lima
Coordenação Artistica: Vincent Warin
Curadoria: Solange Lima e Vincent Warin
Assistente de Produção: Tiago Alves
www.festivalilhadeitaparica.com
Próxima edição março 2015