Mulheres Palhaças: percursos históricos da palhaçaria feminina no Brasil (pdf)

Santos, Sarah Monteath dos. Mulheres Palhaças: percursos históricos da palhaçaria feminina no Brasil. São Paulo, Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2014.

RESUMO: Esta pesquisa tem como proposta dar visibilidade a alguns marcos históricos das atuações e criações femininas da palhaçaria no Brasil, sobretudo a partir de 1980. Para compor esta dissertação, foram realizadas entrevistas com alguns artistas, circenses ou não, sobre as suas vivências e memórias em relação às mulheres palhaças. Entende-se que estas contribuições constituem o principal referencial teórico desta pesquisa, em diálogo com diversas outras referências bibliográficas. O trabalho estrutura-se em dois momentos que são entendidos como complementares: A comicidade feminina no circo itinerante de lona, no qual se buscou entender o modo de organização e transmissão de saberes circenses e o porquê da ausência de atuação feminina na palhaçaria neste ambiente, e um segundo momento, intitulado As construções femininas do palhaço pós escola de circo, que procura apresentar atuações femininas na palhaçaria a partir do surgimento de algumas destas instituições, assim como parte do movimento de resistência enfrentado por essas artistas no universo circense.

Palavras-chave: Palhaças, Saberes circenses, Escolas de circo, Atuação feminina, Palhaçaria.
Àrea de conhecimento: artes subárea: teatro

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Tensionando o sentido do agir: o clown e seu potencial criativo (pdf)

Silva

Observación y análisis de la expresión motriz escénica.Estudio de la lógica interna de los espetáculos artísticos profesionales: Cirque du Soleil (1986 – 2005) (pdf)

circon

A traição da tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular (pdf)

Silva