Desenvolvendo um cenário imaginativo circense pelo brincar-e-se-movimentar da criança (pdf)

Silva, Daiane Oliveira da – Desenvolvendo um cenário imaginativo circense pelo brincar-e-se-movimentar da criança. Santa Maria (RS): Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Área de Concentração em Aspectos Sócio-culturais e Pedagógicos da Educação Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Educação Física Escolar, 2015.

RESUMO: As possibilidades construtivas em meio à herança cultural do Circo são notórias e, desse modo, uma grandeza de movimentos de diferentes possibilidades corporais sendo construída. Devido a esse importante legado cultural do Circo, as Atividades Circenses
constituemse como representativas ao Brincar-e-SeMovimentar da criança, considerando as suas construções experienciais. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as relações do imaginar e fascinar da criança que se expressam pelo Brincar-e-Se-Movimentar estimulados pelas Atividades Circenses. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscamos uma metodologia de cunhos teórico e exploratório, com sentido à reconstrução de teorias e condições explicativas aos aspectos relacionados às Atividades Circenses e suas relações com o brincar imaginativo da criança. O que, primeiramente, desenvolve-se, por meio de uma compreensão do estado da arte, identificando o cenário histórico desse conhecimento e suas produções em vista do contexto pedagógico. Em um segundo momento, estabelece um reconhecimento do cenário contextual e perceptivo da criança, tendo em vista o seu Brincar-e-Se-Movimentar.
Em um terceiro momento, procurase identificar o cenário do brincar no contexto escolar e sua problemática, considerando as relações entre o imaginário infantil e a arte. Em última análise, são traçadas algumas aproximações com o brincar imaginativo e com as Atividades Circenses, considerando o seu múltiplo cenário e suas relações possíveis na escola, tendo em conta o contexto do Se-Movimentar imaginativo e as Atividades Circenses.
A partir disso, concluise que o contexto do cenário circense e o universo infantil são mediados pelo “imaginário” nas construções inventivas da criança que, causadas pelo cenário circense, contribuem com um encantador cenário abrangente e sensível aos diferentes interesses e necessidades em meio à infância imaginativa como o reconhecimento de sua gama variada de possibilidades muito além de instrumentos de ensino, enquanto uma pedagogia dedicada às intenções das crianças em meio ao caminho assumido; e compreendidas no mundo da criança como experiências múltiplas do movimento, sendo uma pedagogia elaborada a partir do brincar e do imaginar e mediadora sensível a esse processo.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Dramaturgias do Circo na Circularidade do Espetáculo Circense: O Guarani no Circo Irmãos Orlandino (pdf)

Daniel Lopes

Intervenções Riso-Clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental (pdf)

Silva

Diálogos entre Circo, Educação e Saúde no contexto do programa Mais Educação (pdf)

Silva