O espaço cênico circense (pdf)

Andrade (Zecarlos de Andrade), José Carlos dos Santos – O espaço cênico circense. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes, Área de Concentração: Artes Cênicas, 2006.


RESUMO: O foco desta pesquisa está centrado na análise das mudanças ocorridas no espaço cênico do circo ao longo do tempo.
Buscando ser o mais claro possível, apresenta-se também uma breve história das atividades circenses desde as primeiras manifestações sobre esse assunto registradas na História do Mundo.
O despertar do Século XVI dá-nos a oportunidade de pensar na chegada do circo ao Brasil, logo após ter sido descoberto por Cabral.
As coisas vão mudar na primeira década do Século XIX com a chegada da Família real portuguesa, fugindo das tropas napoleônicas. A partir desse momento vamos receber a visita de muitos grupos familiares circenses vindos da Europa para mostrar seu trabalho nas novas terras.
Tomando o final do Século XIX como referência, quando muitas dessas famílias decidiram ficar por aqui, foi possível separar os espetáculos apresentados em quatro tipos diferentes:
1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais. 4) Circo Pavilhão – O palco aumenta ainda mais saindo para fora da tenda. Não havia números de variedade e o público procura o circo apenas em busca de apresentações de teatro.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O que (não) é circo? Circ/uns/grafia nas artes da cena (pdf)

Daniel Lopes

Dionísio pelos trilhos do trem: circo e teatro no interior da Bahia, Brasil, na primeira metade do século XX (pdf)

circon

Análise das possíveis contribuições da modalidade circense perna de pau, para o equilíbrio de crianças. (pdf)

Silva