Silva, Pedro Eduardo da – A formação do palhaço circense. São Paulo – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes – Dissertação de Mestrado em Artes, 2015.
RESUMO: Este trabalho dedica-se a analisar os métodos de formação para palhaços, principalmente àqueles que se apoiam na matriz circense. Por meio de material coletado em entrevistas realizadas com professores de palhaços e clowns, foi possível observar os principais elementos que compõem esta formação.
As carreiras de dois palhaços circenses : Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação difusa e a tradição oral repassam seus saberes com tanta eficácia. As didáticas de alguns professores de clowns da matriz francesa e minhas experiências pedagógicas como oficineiro em cursos com programas e durações diversas, são utilizadas de forma transversal na observação de procedimentos e resultados obtidos.
São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras. O conceito “dom da palavra” torna-se a referência para o caminho que trilham para formação de um bom palhaço de picadeiro, além da absorção de técnicas diversas: acrobacia, música, mímica, maquiagem, voz e caracterização.
A teatralidade também surge com seus elementos essenciais (dramaturgia, ação dramática, triangulação, efeito) para estruturação de entradas, reprises e esquetes que se tornam literatura oral e, ao mesmo tempo, instrumento pedagógico para formação do palhaço circense.