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Circo e a educação do corpo – da capitalização dos espetáculos à sala de aula (pdf)

Kronbauer, Gláucia Andreza; Nascimento, Maria Isabel Moura -“Circo  e a educação do corpo….”. In: Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de 2014.

Introdução

A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar
o mundo. Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é
inerente. (FISCHER, 1983, p. 20).

O Circo é uma manifestação artística que percorreu e ainda percorre as regiões mais longínquas do mundo nos diferentes tempos da história da humanidade. Certamente, não era o Circo de lona e o picadeiro que poderíamos encontrar nos primórdios da civilização chinesa, ou no Egito, ou na Grécia, mas sim, um conjunto de técnicas ou modalidades, que se reelaboraram para constituir o Circo como conhecemos hoje. Esclarecemos de antemão que, durante este texto, compreenderemos o “Circo” como uma pequena organização social que em certa medida, reproduz e reelabora as contradições, além das características da sociedade na qual se constitui. Já o termo “atividades circenses” será utilizado para denominar as diferentes técnicas/modalidades socialmente construídas que compõem um espetáculo circense, no qual o corpo é sempre grande atração.

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