Artigos

Significados do circo e das atividades circenses para os idosos da UATI (pdf)

Kronbauer, Glácia Andreza; Scorsin,  Daina Maria; Trevisan, Mayara – “Significados do circo e das atividades circenses para idosos do UATI”. IN: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 167 – 183, 2013.

Resumo: O circo é uma prática que faz parte do cotidiano das mais antigas sociedades da terra e assume os mais diversos papéis ao longo dos tempos. O circo apresenta-se no contemporâneo em novas configurações; com outras alianças como a integração de técnicas do teatro, das danças, das artes visuais e recursos tecnológicos que constroem também outras finalidades, outros significados. É possível então, oferecer espaços de experimentação contextualizados com o tema circense, mas que não envolvam necessariamente as técnicas de cada modalidade, e sim os conceitos de criatividade e de subversão dos padrões de corpo e movimento. A partir desses conceitos surgiu na UNICENTRO, campus Irati, o projeto de extensão “O Circo em Contextos”, lotado no Departamento de Educação Física, com objetivo de proporcionar vivências corporais diversas permitindo a livre expressão do movimento, o pensar e expressar o corpo. O objetivo do presente estudo é compreender os significados do circo para os idosos em suas diferentes manifestações: o circo espetáculo e as atividades circenses. Participaram do estudo os idosos que frequentam pelo menos duas oficinas de atividades circenses oferecidas na “Universidade Aberta à Terceira Idade” e que estavam presentes nos momentos de discussão; destacamos que a participação na oficina era de livre escolha do idoso. Independente do significado o circo sempre assumiu o papel de diversão, como encontrado nas falas dos idosos. Já atividades circenses foram apontadas como espaços de movimento e de socialização. Não desconsideram o divertimento, porém percebem a possibilidade de experimentação e criação. Ou seja, os idosos passaram de uma posição de espectador (circoespetáculo), para uma posição de realizador que vivencia o movimento, experimenta (atividades circenses). Acreditamos que a partir das atividades circenses o idoso percebe que é possível assumir seu papel de participante ativo também na sociedade, desconstruindo a imagem do sujeito inútil, vitimizado e frágil que espera a morte chegar.

 CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA 

Related posts

As tramas políticas emocionais na gênese de processos organizativos em uma organização circense (pdf)

circon

De retretas, prestidigitadores, circos, transformistas, cinematógrafos y toros. Notas para una historia de las diversiones públicas en Medellín, 1890-1910

circon

Circo e esporte: transição de carreira e capital corporal (pdf)

Silva

Leave a Comment