O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral

LECOQ, Jacques – O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Ed. SENAC/SESC, 2010.

Sinopse: Uma das mais eficientes e revolucionárias pedagogias contemporâneas elaboradas para a compreensão da arte cênica é o que esta publicação da Editora Senac São Paulo e das Edições SESC SP traz para profissionais, estudantes e admiradores do teatro.O livro é fruto de diversas entrevistas do mestre do teatro, Jacques Lecoq, concedidas a Jean-Gabriel Carasso e Jean-Claude Lallias que contam sua trajetória em busca da preparação do corpo do ator para a expressão.
Lecoq começou como esportista e ginasta, atividades que despertaram seu interesse pelo corpo como instrumento de interpretação, a partir daí pesquisou maneiras de prepará-lo para assumir diferentes atitudes diante das mais diferentes propostas cênicas. Da história do autor e da fundação de sua famosa Escola Internacional de Teatro, o livro O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral passa pela exposição de seus conceitos mais importantes, como a exploração das possibilidades do silêncio e o equilíbrio da máscara neutra – ponto central da pedagogia de Lecoq.
Por fim, mergulha-se nos caminhos da criação que correspondem às atividades que os alunos de Lecoq desempenham no último ano da Escola. O estímulo da criatividade através dos grandes territórios dramáticos, a busca da compreensão das linguagens, entendendo como funcionam e como podem se misturar, e a oferta de textos dramáticos para desenvolver a interpretação desses tópicos culminam em uma simples solicitação feita aos alunos: “Contem-nos uma história!”.
Sobre o autor: Jacques Lecoq foi ator, mímico e professor de arte dramática. Em 1956 fundou a Escola Internacional de Teatro, onde sistematizou suas pesquisas, criando um dos métodos mais inovadores e eficientes de treino de atores ainda em voga.

CLIQUE PARA LER ESTA OBRA EM PDF

Related posts

O fantasma do circo

circon

O vento veio brincar no trapézio

circon

Hoje tem espetáculo – Avelino Fóscolo e seu romance

circon