Castro, Lili – “E o palhaço brasileiro? O que é? Parte 1: Graciosos e cômicos nos tempo coloniais”. In: 1 Olhar, 19.04.2017
Segundo consta no site: O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.
__________________
A palhaçaria é tão antiga quanto o próprio teatro e está presente em terras Brasileiras desde a nossa formação. O palhaço chegou de navio ao Brasil colônia, brincou e dançou com os índios, trabalhou em circos de pau-a-pique e se apresentou fazendo saltos e acrobacias equestres nos tempos imperiais. Cantou modinhas e lundus no século XIX e seguiu ampliando suas funções ao longo do século XX. Pouco a pouco foi desenvolvendo uma linguagem própria e ganhando espaço nos palcos de teatro, no cinema e na televisão. Atualmente podemos encontrá-lo nos mais diversos ambientes como praças, escolas, lanchonetes e hospitais. Apesar disso, o trabalho e a história dos nossos palhaços ainda são pouco conhecidos. Por isso decidi me debruçar sobre o assunto e, em meus próximos textos pra o 1 Olhar, pretendo traçar um breve panorama da atuação dos palhaços no Brasil e da formação de uma palhaçaria tipicamente brasileira.