ESLIPA: possíveis percursos para um olhar palhaço (pdf)

ANUNCIATO, Ísis Beatriz – ESLIPA: possíveis percursos para um olhar palhaço. Dourados (MT) –  Universidade Federal da Grande Dourados. Trabalho de Conclusão de Curso, para obtenção do título de Especialista em teatro: poéticas e educação, 2016

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo artístico- pedagógico da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços) sediada no estado do Rio de Janeiro a fim de pesquisar possibilidades metodológicas do ensino/construção do palhaço. Em um primeiro momento: com uma revisão bibliográfica e histórica do circo a partir da nomenclatura do circo moderno abrangendo a inserção dos cômicos e posteriormente a construção especificamente da figura do palhaço. Em um segundo: momento uma breve contextualização do ensino nas matrizes do circo-família, a transformação dessa aprendizagem com a chegada das escolas de circo e a análise sobre a inserção da ESLIPA nesse cenário. E em um terceiro momento: um breve panorama sobre a formação em artes, a investigação de formação específica para palhaço e a influência da Escola para a formação de três artistas circenses que desenvolvem ou desenvolveram seus trabalhos artísticos no estado de Mato Grosso do Sul.
Palavras chave: Palhaço, Formação, Circo

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Entre lágrimas e risos: os Serelepes e a memória do teatro itinerante (pdf)

Silva

Circo negro: práticas circenses a partir de cosmopercepções afro-orientadas (pdf)

Daniel Lopes

Mascates de sonhos (As experiências dos artistas de circo-teatro em Santa Catarina – Circo-Teatro Nh´Ana) (pdf)

circon