Um estudo sobre a imaginação infantil: subsídios da epistemologia genética de Jean Piaget para a estruturação de praticas voltadas à psicossocialização de crianças

Gonsales, Francisco Igliori – Um estudo sobre a imaginação infantil: subsídios da epistemologia genética de Jean Piaget para a estruturação de praticas voltadas à psicossocialização de crianças. São Paulo: Universidade de São Paulo – Psicologia Social. Dissertação de Mestrado, 2003.

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a imaginação infantil balizado pela obra de Jean Piaget. Para conduzir este estudo, observamos crianças entre 4 e 9 anos enquanto participavam de cursos de arte-educação estruturados segundo uma proposta denominada Cooperação Criativa. Esta proposta relaciona atividades físicas (ginástica acrobática e circo) e artísticas, em função da narrativa de histórias e brincadeiras de faz de conta. Tem como objetivo central promover a psicossocialização e o pleno desenvolvimento da criança através de exercício de sua imaginação em atividades coletivas. Especialmente atentos às manifestações da imaginação infantil, expressas através do discurso, ações e produções artísticas, procuramos examinar algumas hipóteses e estabelecer uma compreensão dos fenômenos observados. Nossa hipótese central foi a de que os diferentes momentos do desenvolvimento cognitivo e da organização das categorias do real, segundo os “creodos” estabelecidos por Piaget sem seus modelos teóricos, determinariam as propriedades e os limites do campo psicológico, e portanto da imaginação. Mostrou-se fundamental diferenciar o exercício da imaginação próprio às criações poéticas, daquele em que a imaginação serviria como auxiliar do raciocínio lógico. Acreditamos que os resultados a que chegamos, apontam para a informação de nossas hipóteses. Alem disso, parecem indicar a importância das atividades de Cooperação Criativa para o processo de psicossocialização e para o desenvolvimento da criatividade da criança.

Related posts

O Circo e a Memória do Circense: narrativas a partir da História da Arte (pdf)

Daniel Lopes

A teoria do ator e o laboratório de processos de criação – desafios para uma pedagogia do fazer atoral (pdf)

circon

Cartografias do processo de criação do espetáculo “Convidados” (pdf).

Silva