Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida (pdf)

Kasper, Kátia Maria – Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Área de Educação, Sociedade, Política e Cultura. Tese de Doutorado, 2004.

RESUMO: Partindo da participação como “observadora” em um processo de iniciação ao clown pessoal, do Lume -Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP-, esta pesquisa, além de abordar aspectos históricos e trajetórias de alguns palhaços contemporâneos, analisa o papel político do palhaço, poderoso aliado na construção de possibilidades de vida. Diferentemente de um personagem, o clown opera com uma lógica própria, envolvendo modos de agir, pensar, sentir singulares. Através de uma abordagem transversal, inspirada também em aspectos da filosofia deleuzeana da diferença, exploramos a criação dos corpos clownescos, os quais, nessa arte, são os grandes diferenciadores. O corpo clownesco, que ultrapassa uma forma desenhada pelo figurino e a maquiagem, compreendendo um “feixe de impulsos”, um corpo preparado para “pensar em movimento”, aberto para a alteridade, nos possibilita outras apreensões das relações entre corpo e pensamento. Corpo criado na experimentação, exposto, disponível para o jogo. Várias vozes são convocadas a compor este agenciamento coletivo, colocando os leitores entre os clowns. Com Espinosa, recupera-se o sentido político da alegria, definida como potência de afetar e ser afetado, oposta às paixões tristes – como o ressentimento e a culpa- as quais nos separam de nossa potência. As paixões tristes são o flanco através do qual o poder nos toma, nos paralisa, roubando nossa potência de agir e nossa capacidade de sermos afetados. A alegria, ao contrário, religa-nos à nossa potência. O riso implica intensidade. A intensidade nos toma e nos faz sentir de outro modo

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Bandas de música e cotidiano urbano (pdf)

circon

Sob(re) a lona: o circo como patrimônio cultural material? (pdf)

Silva

Teatralidade das margens: os sentidos da memória e do patrimônio, suas continuidades e descontinuidades no Teatro do Bebé (pdf)

circon