Teatro Polytheama: uma visão múltipla do teatro, do circo e do cinema na São Paulo do final do século XIX

Oliveira, Aline Mendes de – Teatro Polytheama: uma visão múltipla do teatro, do circo e do cinema na São Paulo do final do século XIX. São Paulo: Universidade Estadual de São Paulo/Área de Concentração de Artes Cênicas/Escola de Comunicação e Artes. Dissertação de Mestrado, 2005.

RESUMO: A dissertação propõe o estudo analítico da fusão de linguagens entre formas cênicas distintas, como o circo, o teatro e a ópera, em São Paulo, no final do século XIX, e desta como representativa de uma determinada forma de materialidade cênica, ou de um espetáculo de estrutura e linguagens plurais. Esta fusão de linguagens é percebida como uma influência do teatro romântico, do circo e do espetáculo de variedades, desenvolvidos durante o século XIX no Brasil. A partir da referência do Polytheama Nacional, de São Paulo, e de suas características físicas específicas, examinadas através da pesquisa de fontes históricas (acervos de imagens, documentos e artigos jornalísticos) e de seus espetáculos mais significativos, o que se deseja é aventar a hipótese de que na virada do século XIX para o XX ocorreu um esgotamento da tradição espetacular romântica (confrontada às mudanças culturais e sociais provocadas pela modernidade) que repercutiu nas formas espetaculares que são o objeto do presente trabalho. O Polytheama Nacional é analisado como um dos últimos espaços teatrais do século XIX em que a multiplicidade de eventos e espetáculos teve convivência de maneira significativa, tendo inclusive, na busca da sobrevivência daquela modalidade espetacular que englobava várias atrações e da manutenção de seu espaço físico nas primeiras duas décadas do século XX, se aberto ao cinema.
Fonte: a própria Dissertação de Mestrado.

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