Respeitável público: a Escola Nacional de Circo da Praça da Bandeira vem aí (pdf)

Ramos, Rosa Maria S. C. Medeiros – Respeitável público: a Escola Nacional de Circo da Praça da Bandeira vem aí….. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação. Dissertação de Mestrado, 2003

RESUMO: Sendo, até os nossos dias, a única escola pública de artes circenses da América Latina, a Escola Nacional de Circo apresenta – pelos motivos que levaram à sua criação, pelos objetivos que a sustentam pedagogicamente, pela construção de seu currículo, pela formação de sua equipe de professores e funcionários, por sua estrutura física, por sua arquitetura, pelo perfil dos seus alunos, enfim, por sua maneira de existir e funcionar – aspectos interessantíssimos de serem analisados, tanto pela novidade que apresentam como pela contribuição que pode trazer para a educação como um todo. Neste estudo, apresento rápidas pinceladas sobre a história da Escola e sua luta por um ensino técnico em artes circenses de qualidade na relação com os organismos governamentais dos quais faz parte e, principalmente, pela construção de um currículo que, sendo necessariamente específico pela natureza do seu curso, precisa atender a preceitos legais para existir como instituição pública de ensino técnico. Para a consecução deste trabalho, pesquiso arquivos, entrevisto pessoas, leio fotografias e documentos, convivo com o trabalho cotidiano do processo ensino/aprendizagem, comparo sua trajetória com a escola regular, me divirto, sofro com as dificuldades de conseguir informações, ou seja, procuro trazer o mergulho que faço no dia-a-dia do presente e do passado da Escola para tentar compreender que, não sendo uma escola alternativa, já que sua existência real se funda no objetivo de trazer um ensino técnico específico, pode ser vista como uma alternativa para um projeto de educação que vise um ensino de qualidade e emancipatório para a sociedade carioca e brasileira.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Intervenções Riso-Clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental (pdf)

Silva

A personagem cômica das peças melodramáticas encenadas pelo Circo Nerino (pdf)

circon

A dramaturgia portuguesa nos palcos paulistanos: 1864 a 1898 (pdf)

Silva