A presença do espetáculo circense, mambembe e do teatro de variedades no contexto fílmico de Frederico Fellini

Santos, Katia Peixoto dos – A presença do espetáculo circense, mambembe e do teatro de variedades no contexto fílmico de Frederico Fellini. São Paulo: Universidade de São Paulo – Ciências da Comunicação. Dissertação de Mestrado, 2001.

RESUMO: O teatro mambembe, o teatro de variedades, a ópera, o circo, a fotonovela e a televisão, dentro da ótica felliniana, tiveram significativa relevância neste estudo. O caráter reflexivo do cinema de Fellini perpassa pelo universo do espetáculo. Seus personagens – tipos caricatos (clowns, artistas de rua, ciganos) – nascidos da observação do povo italiano e da cultura de massa, foram personificados em seus desenhos e caricaturas tornando-se ícones de estranheza. Nos filmes de Fellini, o mundo do espetáculo passou a ser também um meio critico de denuncia, de ironia e de parodia. Esse trabalho pretende focalizar e analisar esses espetáculos dentro do contexto fílmico felliniano enfatizando o diálogo existente entre o circo e a televisão. Em uma ponta, o circo, geralmente mambembe possui uma estrutura basicamente artesanal, e, em outra a televisão abarca uma complexa parafernália tecnológica, dois formatos distintos de linguagem que de alguma forma dialogam entre si. Com efeito, os filmes I Clowns (1970) – tema circense, e o filme Ginger e Fred ( 1985)- tema televisivo, foram os sujeitos centrais dessa discussão.

Related posts

A transdisciplinaridade do circo (pdf)

Daniel Lopes

Reviravoltas circenses: os múltiplos sentidos dos truques circenses sob o prisma dos gestos dançados entre percursos geracionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (pdf)

Daniel Lopes

Ciganos acampam em instituições de ensino superior: panorama das ações afirmativas para acesso dos povos ciganos ao ensino superior no Brasil através do itinerário autoetnográfico de um cigano estudante (pdf)

Daniel Lopes