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A década de 1970 e as possibilidades de construções, atuações e protagonizações femininas na palhaçaria (pdf)

SANTOS, Sarah Monteath dos; SILVA, Erminia. A década de 1970 e as possibilidades de construções, atuações e protagonizações femininas na palhaçaria. VII Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v. 14, n. 1, p. 01 – 06, 2013.

 

Resumo: A importância da presença e atuação feminina nas histórias do circo pode ser identificada nas diversas construções de memórias do público e nas diferentes formas de organização do trabalho circense. No entanto, em relação às várias construções da palhaçaria, percebeu-se que este era um campo de atuação masculina, sendo rara, durante muito tempo, a presença e atuação feminina nesta dramaturgia, que passaram a ser visualizadas em decorrência das transformações no modo de organização do trabalho do circo itinerante de lona (chamado de “tradicional”), diminuição destes espaços de produção circense, fixação dos itinerantes nas cidades, entre várias outras razões, que resultou em processos distintos de produção da linguagem circense, entre as quais, o que se considera um dos mais importantes: o surgimento das escolas de circo no Brasil e no mundo a partir da década de 1970. A partir destas instituições, foi possível visualizar as construções do feminino do palhaço. Dos dados obtidos através de algumas referências bibliográficas e orais, percebeu-se ainda, o diálogo entre esta presença e atuação feminina na palhaçaria e as diversas conquistas femininas adquiridas em outros campos da sociedade a partir do século XX.

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