Artigos

A figura feminina na comicidade: o espaço da mulher artista na linguagem de circo-teatro no grupo Comparsaria Cênica (pdf)

MARAFIGO, Victoria Goll; TORTORELLA, Maria Emília; CYPRIANO, Adriano. A figura feminina na comicidade: o espaço da mulher artista na linguagem de circo-teatro no grupo Comparsaria Cênica. Incomum Revista, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 03 – 24, ago. 2022.

Resumo: Este artigo aborda a figura feminina na comicidade e busca refletir sobre o espaço da mulher artista na linguagem do circo-teatro, tendo como recorte principal o grupo curitibano Comparsaria Cênica. A pesquisa se pautou em entrevistas com artistas e na revisão bibliográfica das/dos principais autoras/autores sobre história do circo brasileiro, comicidade feminina e estudos de gênero. A partir destes referenciais, avaliou-se os processos de adaptação de textos clássicos de circo-teatro realizados pela Comparsaria Cênica; adaptações estas que visavam favorecer a participação das atrizes que compõem o grupo, fortalecendo, assim, o protagonismo da comicidade feminina. O texto é fruto de inquietações da autora em sua trajetória enquanto mulher, artista cômica e pesquisadora da linguagem do circo-teatro, diante da constatação de que a comicidade parece ter sempre estado atrelada ao masculino.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Documentário Circolando nas escolas de Uberaba – Iniciativas Artísticas (vídeo)

Silva

Sem Culto à Culpa Ocupa Dionise (pdf)

circon

Memória da Diversão: lembranças do circuito cinema-baile-teatro na cidade de Pindorama das décadas de 1950 e 60 (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment