Artigos

A figura feminina na comicidade: o espaço da mulher artista na linguagem de circo-teatro no grupo Comparsaria Cênica (pdf)

MARAFIGO, Victoria Goll; TORTORELLA, Maria Emília; CYPRIANO, Adriano. A figura feminina na comicidade: o espaço da mulher artista na linguagem de circo-teatro no grupo Comparsaria Cênica. Incomum Revista, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 03 – 24, ago. 2022.

Resumo: Este artigo aborda a figura feminina na comicidade e busca refletir sobre o espaço da mulher artista na linguagem do circo-teatro, tendo como recorte principal o grupo curitibano Comparsaria Cênica. A pesquisa se pautou em entrevistas com artistas e na revisão bibliográfica das/dos principais autoras/autores sobre história do circo brasileiro, comicidade feminina e estudos de gênero. A partir destes referenciais, avaliou-se os processos de adaptação de textos clássicos de circo-teatro realizados pela Comparsaria Cênica; adaptações estas que visavam favorecer a participação das atrizes que compõem o grupo, fortalecendo, assim, o protagonismo da comicidade feminina. O texto é fruto de inquietações da autora em sua trajetória enquanto mulher, artista cômica e pesquisadora da linguagem do circo-teatro, diante da constatação de que a comicidade parece ter sempre estado atrelada ao masculino.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Arte e resistência: o circo brasileiro como ferramenta de afirmação social dos corpos marginalizados na contemporaneidade (pdf)

Daniel Lopes

Cirquera – La memoria saltarina

circon

Con-sentimento: a ética na cena e a abordagem aos voluntários dos números interativos em um espetáculo aéreo-circense (pdf)

Silva

Leave a Comment